13 de maio de 2024

Nordeste Arretado marca retomada do turismo

Iniciativa de secretarias estaduais, “Nordeste Arretado” promove o turismo na região; empresário explica a importância do setor de festas e eventos para a retomada


Por Dino Publicado 10/12/2021 Atualizado 12/12/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com a vacinação cresce a busca por viagens e a campana Nordeste Arretado marca a retomada do turismo nos principais destinos do nordeste do Brasil.

Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte se uniram em torno da campanha “Nordeste Arretado”, lançada em 1º de dezembro.

A ideia é que a iniciativa, que recebe o apoio do MTur (Ministério do Turismo) fomente o turismo entre os estados.

NORDESTE ARRETADO UNE DESTINOS DESEJADOS NO BRASIL

Em seu lançamento, a campanha inaugurou uma exposição no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. A mostra é gratuita e ficará aberta ao público até o dia 10 de dezembro.

Com seus atrativos, o Nordeste figurou entre os principais destinos turísticos do Brasil em 2020, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Paralelamente, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil como um todo apresentou expansão de 102% em maio, comparado ao mesmo mês em 2020, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Denis Nicolini, empresário do RÉVEILLON BSM – empresa de entretenimento que oferece experiências turísticas – destaca que a recuperação do setor no Nordeste, em particular, já vinha sendo percebida em junho, quando a média na ocupação de leitos foi de 43% em Fortaleza, 42% no Recife, 41% em Natal e 36% em Salvador, conforme indicativos da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).

Nicolini acredita que agora a expectativa é de crescimento ainda maior com o incremento das festas de Réveillon. “A realização de grandes eventos – que historicamente são realizados, mas que foram cancelados no último verão por conta da pandemia – pode aquecer a economia do turismo do Nordeste, tão prejudicado no período de crise sanitária”.  

Como o setor de festas e eventos contribui para a retomada do turismo nordestino?

Segundo o empresário, as festas e eventos em estados do Nordeste contribuem para a geração de empregos e contratações de fornecedores locais, aumento da ocupação dos hotéis e restaurantes. Além disso, dão oportunidades para os fornecedores ligados ao lazer e entretenimento, como locadoras de barcos, motoristas e cozinheiros.

“Entre outros campos, as festas movimentam a hotelaria e a economia locais. No Nordeste, a procura já supera os níveis pré-pandemia e esperamos que o movimento seja 35% superior ao de 2019, com uma expectativa de que, pelo menos, 90% do público pagante venha de cidades do Brasil e se hospedem em hotéis na região”, afirma. 

Com efeito, 70% dos brasileiros pretendem viajar na primeira oportunidade, sendo que 26% dos entrevistados esperam viajar pelo Brasil. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada pelo Boston Consulting Group, que ouviu 1,5 mil brasileiros entre os dias 18 e 22/6 deste ano.

“Como um país tropical, o Brasil oferece uma extensa área litorânea e belas paisagens naturais. A região de Barra de São Miguel, em Alagoas, onde ocorrerá o Reveillon BSM, por exemplo, contribui com diversas opções de turismo e agora, deve movimentar a economia local e marcar a retomada do setor de festas e eventos com atrações internacionais”, pontua.