27 de abril de 2024

Assembleia Geral da ONU reúne líderes empresariais em NY

Parte da 78º edição, o Leaders Summit 2023 reúne líderes corporativos e abre debate quanto ao avanço dos ODS e importância de Comunicação Responsável.


Por Dino Publicado 18/09/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Assembleia Geral da ONU reúne líderes empresariais em NY
Parte da 78º edição, o Leaders Summit 2023 reúne líderes corporativos e abre debate quanto ao avanço dos ODS e importância de Comunicação Responsável.

Medidas para implementação da Agenda 2030 e novas iniciativas atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essas são algumas das pautas que serão apresentadas ao longo da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Ela teve início no dia 5 de setembro com o lema “Paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade”.

Além dos 193 Estados-Membros, líderes empresariais também participam das conferências voltadas ao Pacto Global.

Assembleia Geral da ONU

Como parte da Assembleia Geral da ONU, a Cúpula de Líderes do Pacto Global, o Leaders Summit, reúne no dia 19 de setembro líderes corporativos e governamentais, funcionários da ONU, partes interessadas nos ODS assim como profissionais da sociedade civil para análises e contribuições para o avanço desta agenda.

O documento da ONU “Financing for Sustainable Development Report 2023” mostra que 574 milhões de pessoas, ou 7% da população global, podem chegar à extrema pobreza até 2030. Além disso, em 2023, um recorde de 339 milhões de pessoas precisarão de ajuda humanitária, ou um em cada 23 habitantes. Com isso, a Organização ressalta a importância de debates e avaliações sobre o avanço das metas sustentáveis.

Para tanto, o evento tem o objetivo, ao longo de um dia inteiro, desafiar organizações a avançarem com metas credíveis e alinhados às áreas da Agenda 2030. Como, por exemplo, ação climática, salário-mínimo, resiliência hídrica, igualdade de gênero, entre outras. Para isso, o evento apresenta uma série de atividades, como plenárias, discussões, conexões e centro de ativação com networking.

Latin American Quality Institute (LAQI)

Uma das organizações que estarão presentes no Leaders Summit é o Latin American Quality Institute (LAQI). Fundada da Cidade no Panamá, volta-se ao fornecimento de inteligência empresarial para mais de 3 mil empresas da América Latina a cada ano. Com manutenção de infraestrutura regional de qualidade que visa ao aumento e competitividade do sistema econômico latino-americano.

Para o fundador e principal executivo da LAQI, Daniel Maximilian Da Costa, as diretrizes e experiências, assim como os avanços da organização, tiveram direcionamento de acordo com os 10 princípios do Pacto Global.

“A LAQI estará nesta cúpula apresentando, de forma resumida e contundente, toda a trajetória relacionada ao Pacto Global. E, assim, absorvendo novos insights para alcançarmos o futuro que queremos”, comenta.

Ele ressalta, ainda, que uma das pautas apoiadas pela LAQI será a importância de uma comunicação clara, objetiva e alicerçada na ética, uma vez que a organização é membro da Sociedade Interamericana de Imprensa.

“Por meio do nosso vice-presidente para SDG Ambition, Douglas Roger Da Costa, estaremos ressaltando a necessidade de uma visão ampliada para a unificação da profissão de relações públicas, a elevação dos padrões profissionais em todo o mundo e a partilha de conhecimentos, assim como já defende a Aliança Global para Relações Públicas e Gestão da Comunicação”, ressalta Daniel Maximilian Da Costa, que espera que esse tema, novidade entre as bandeiras das instituições da América Latina, torne-se, em um futuro próximo, uma nova meta dentro dos ODS.