09 de maio de 2024

Flexibilização do modelo de trabalho atual é benéfica para colaboradores e economia do Brasil

Flexibilização do modelo de trabalho atual é benéfica para colaboradores e economia do país


Por Redacao 019 Agora Publicado 09/08/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Flexibilização do modelo de trabalho atual é benéfica para colaboradores e economia do Brasil
Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte-americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller “O Poder da Atitude”. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando/FL (EUA). É vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante internacional com experiência nos EUA, África e Japão, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education – Boston/EUA). www.alexandreslivnik.com.br.

A flexibilização dentro de um ambiente de trabalho já era uma grande tendência antes da pandemia, mas com a Covid-19 esse processo foi acelerado e isso acabou ajudando o nomadismo digital. Esse fenômeno possibilita que indivíduos estejam trabalhando de qualquer lugar do mundo, e ainda estar conectado com a empresa empregadora e o ambiente de trabalho.

Atualmente, empresas podem contratar talentos de outros países e mesmo a milhares de quilômetros de distância. Algo que é positivo para ambas as partes.

A flexibilização oferece liberdade, uma palavra fundamental para as novas gerações, que são engajadas e comprometidas com o propósito da empresa, mas possuem necessidade de autonomia para produzir mais resultados e com maior qualidade.

Portanto hoje, o nomadismo digital, que é uma realidade para muitos negócios em diversos países, ganha ainda mais espaço no Brasil, visto que várias empresas estão estimulando os seus colaboradores a trabalhar de maneira remota.

A partir do momento que esses funcionários têm a possibilidade de trabalhar na praia, campo ou qualquer outro lugar, eles passam a ser mais felizes por ter essas escolhas. É claro que esse método não funciona com todos, algumas pessoas se adaptam a essa modalidade, enquanto outras preferem manter o trabalho no escritório tradicional.

Ainda assim, gestores já enxergam esse movimento de forma positiva e, saindo desse momento de pandemia, algumas empresas vão oferecer a oportunidade para que o colaborador escolha se prefere trabalhar remotamente ou voltar para o ambiente de trabalho tradicional.

A flexibilização e a liberdade podem ser os responsáveis por aumentar a felicidade e o engajamento desses trabalhadores e, consequentemente, a empresa terá mais resultados. Sem dúvida, a aceleração desse processo trará efeitos positivos para a qualidade de vida da equipe como um todo, mas além desse benefício, também será possível ver que essa mudança é benéfica para o cenário econômico no Brasil, com as empresas prosperando e fazendo ainda mais contratações.