13 de maio de 2024

Editora paranaense completa 20 anos com 57 mil clientes na carteira

Econet produz, em média, 139 boletins online por mês com informações legislativas para contadores e empresários e oferece também cursos e o suporte de consultores em todo Brasil


Por Dino Publicado 29/11/2022
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A Econet Editora já nasceu digital em 2002. Ela abriu as portas em Curitiba quando a internet discada ainda era um recurso caro e escasso, disponível para uma fatia pequena da população.

O empresário Silvio Garbosa enxergou na ferramenta que logo decretou o fim das fronteiras do conhecimento, em uma oportunidade de negócio. Foi ele quem fundou a Econet, que produz boletins online para contadores e empresários com informações de cunho legislativo nas áreas trabalhista, previdenciária, tributária, fiscal e de comércio exterior. 

ECONONET EDITORA

“Eu conhecia esse mercado e sabia que existia uma carência dos profissionais da contabilidade, que precisavam de informação confiável, segura e com agilidade para se manterem atualizados com a lei vigente para realizar seu trabalho. Os boletins de papel eram caros por conta do custo da impressão e, principalmente, dos Correios. E foi essa demanda que me inspirou a abrir a Econet”, relata Garbosa.

A empresa cresceu na esteira da ampliação no número de usuários da internet no Brasil. Hoje já possui em sua carteira 57 mil clientes em vários estados.

A população brasileira está cada vez mais conectada, como mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo IBGE.

De acordo com o levantamento, 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet, um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018. A Econet aproveita esse comportamento dos brasileiros para difundir conteúdos na sua plataforma online e produz 139 boletins por mês.

CRESCIMENTO

Além disso, outro estudo, da plataforma Cupom Válido, que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, aponta que os brasileiros ficam, em média, 3h42 por dia nas redes sociais.

Mais do que nunca, as redes sociais se tornaram um importante canal de conexão entre as marcas e os consumidores. Atenta a essa realidade, a Econet possui um canal no YouTube com mais de 62 mil inscritos, que também leva para o público informações legislativas.

Instintivamente, o fundador da empresa apostou na escalabilidade dos negócios. Adotando, assim, uma das principais estratégias das startups, que vem sendo replicada por outras organizações.

Escalar significa aumentar a capacidade de faturamento da empresa, sem aumentar os custos operacionais na mesma proporção. Mas mesmo antes da existência desse conceito, a Econet Editora já havia identificado na prática como a escalabilidade poderia contribuir com seu modelo de negócio.

INOVAÇÃO

A empresa começou com três pessoas: além de Silvio, seu irmão e mais um colaborador integravam a equipe. O fundador tinha vasta experiência na área comercial e era quem colocava a pasta debaixo do braço e percorria os escritórios de contabilidade para vender um produto inédito. O primeiro pedido foi emitido no dia 20 de novembro de 2002. Depois de dez meses, a carteira da Econet já contava com 321 clientes. Em menos de um ano de atuação, a empresa já havia adotado a venda de assinaturas em escala como uma fórmula para ampliar a base de clientes e aumentar o faturamento e 20 anos após a primeira venda possui três sedes no Brasil. 

NOVOS MERCADOS

Conforme o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que realiza estudos sobre o empreendedorismo, em 2021,o Brasil ganhou duas posições em relação ao ano anterior e ocupa o quinto lugar no ranking das maiores taxas de empreendedorismo no mundo. Outro dado importante divulgado pelo estudo foi a volta do crescimento dos chamados empreendedores estabelecidos, ou seja, aqueles que estão à frente de um negócio há mais de 3,5 anos. Apesar disso, grande parte dos empreendedores ainda não está preparada para assumir a gestão de um negócio.

“Nós soubemos fazer essa leitura porque acompanhamos a movimentação do mercado e, há muitos anos atrás, já observamos que a consultoria é uma necessidade latente dos empresários para se adequarem à legislação. E para oferecer esse suporte para os clientes, além da assinatura para o acesso aos conteúdos do site, foi necessário formar esses consultores. Levamos de três a quatro meses para estruturar a base técnica da equipe e os treinamentos são contínuos”, conta Garbosa.

Atualmente, a Econet realiza em média 152.037 atendimentos mensais por telefone; e recebe 65.159 pedidos de consultoria via email durante o mês.

PÓS-GRADUAÇÃO

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp em 2019, intitulada Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil aponta que no período de 2016 a 2019, o número de matrículas na pós-graduação lato sensu cresceu 74%. Na modalidade presencial, o crescimento foi de 44% entre os anos de 2016 e 2018, e, na modalidade EAD, foi de 124%. Os cursos de Direito aparecem em segundo lugar entre as áreas mais procuradas, com 37,2% das matrículas. 

E depois de oferecer por duas décadas cursos livres – primeiro presencialmente e depois nas plataformas de ensino à distância – a Econet Editora percebeu que poderia formar mão de obra qualificada para os concorrentes. E, em 2022, ingressou no mercado de especializações na modalidade à distância. Os cursos são nas áreas Fiscal, Contábil Tributária, Trabalhista e Previdenciária. Para 2023, a meta do fundador da empresa é ampliar a infraestrutura e construir mais dez estúdios para gravação das aulas com equipamentos de última geração.