11 de maio de 2024

Concessionárias se preparam para aumento da venda de caminhões no início de 2021

Inauguração de novas unidades mostra o otimismo do setor que já administra filas de pedidos


Por Dino Publicado 23/12/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Concessionárias se preparam para aumento da venda de caminhões no início de 2021
Concessionárias se preparam para aumento da venda de caminhões no início de 2021

Os números divulgados na semana passada pela Fenabrave, associação que reúne os distribuidores de veículos oficiais dos fabricantes, confirmaram o que os analistas já vinham afirmando ao longo do ano. O crescimento do volume de vendas pelo e-commerce causado pelo isolamento social e o tradicional desempenho acelerado do agronegócio levaram o segmento de caminhões a ser um dos menos afetados pela crise no país. Com isso, as expectativas se voltam para o início de 2021.

Ao apresentar os números do último mês, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., disse que os concessionários já administram filas de clientes que estendem as encomendas de caminhões para o segundo trimestre de 2021.

A entidade informou que em novembro a venda de caminhões no Brasil superou pela segunda vez no ano a marca de 9 mil unidades. Com isso, o setor alcançou o patamar semelhante ao registrado antes da pandemia. Os 9.021 emplacamentos são o segundo melhor resultado mensal de 2020, só perdendo para julho (9.522), mas representa alta expressiva de 13,2% sobre outubro.

Apostando nesta alta prevista para o ano que vem, as concessionárias já iniciaram uma intensa movimentação que inclui inclusive a inauguração de novas unidades. Um exemplo é a Via Trucks, concessionária da montadora DAF Caminhões, que deu início a um agressivo plano de crescimento no Estado de São Paulo.

O primeiro movimento foi a inauguração, em novembro, de sua segunda loja paulista, em São Bernardo do Campo, na região do ABC. O evento deu início a um planejamento estratégico que prevê a ampliação da presença da companhia para Santos, ainda em 2021, além de São José dos Campos e da Zona Oeste da Capital Paulista ao longo dos próximos anos.

“Após um mês da nossa operação no ABC já foi possível confirmar a expectativa de crescimento no setor. Estamos registrando um alto volume de visitas de clientes interessados. Além disso, já tivemos vendas significativas de caminhões e serviços”, afirma o diretor geral de Operação da Via Trucks São Paulo, Hovani Argeri.

Além da venda de caminhões novos e seminovos da montadora Daf, a Via Trucks oferece manutenção, alinhamento e balanceamento de caminhões. Por meio do serviço denominado “Box Express” ela realiza também revisões em caminhões multimarcas. A Via Trucks possui ainda uma linha de autopeças multimarcas, chamada TRP.

Segundo Argeri, a melhora contínua da expectativa do PIB aumentou a demanda por caminhões nos últimos meses, o que faz a Via Trcuks esperar crescer 35% no próximo ano.