14 de maio de 2024

O Dia de Todos os Santos

Neste 1º de novembro, recordamos todos santos e mártires conhecidos e não conhecidos, canonizados oficialmente e não canonizados


Por Redacao 019 Agora Publicado 01/11/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
todos os santos
O Dia de Todos os Santos

O Dia de Todos os Santos é uma celebração litúrgica da Igreja Católica em 1º de novembro. Nesta festa são recordados os santos e mártires conhecidos e não conhecidos, canonizados oficialmente e não canonizados.

Esta festa é importante pois nela são recordados também a memória daqueles santos que não são os que estamos acostumados.

De pessoas que morreram em estado de graça, que são santas, mas não foram oficialmente elevadas aos altares das Igrejas em forma de imagens.

Então, esta realidade revela a nossa vocação universal à santidade. Assim, todos nós somos chamados a sermos santos. Independente de um reconhecimento oficial ou não.

Nossa vocação universal expressa a comunhão dos Santos.

Do mesmo modo, esta importante solenidade, chamada, por alguns, “Páscoa de outono”, é celebrada como membros ativos de uma Igreja, que, mais uma vez, não olha para si mesma, mas olha e aspira pelo céu.

De fato, a santidade é um caminho que todos somos chamados a trilhar, sob o exemplo desses nossos “irmãos mais velhos”, que nos são propostos como modelos, porque aceitaram ser encontrados por Jesus, rumo ao qual se encaminharam com confiança, com seus desejos, fraquezas e sofrimentos.

Significado da Solenidade

A memória litúrgica dedica um dia especial a todos aqueles que uniram com Cristo em sua glória. Eles não nos são indicados apenas como arquétipos, mas invocados também como protetores das nossas ações.


Os Santos são os filhos de Deus que atingiram a meta da salvação e que vivem, na eternidade, aquela condição de bem-aventurança expressa por Jesus no discurso da Montanha, narrado no Evangelho de Mateus (5,1-12).

Os Santos são, pois, aqueles que também nos acompanham no nosso percurso de imitação de Jesus, que nos leva a ser pedra angular na construção do Reino de Deus.

Comunhão dos Santos

Em nossa profissão de fé, afirmamos acreditar na Comunhão dos Santos. Sabemos que esta expressão significa a vida e a contemplação eterna de Deus, razão e finalidade da mesma Comunhão, mas também a comunhão com as “coisas” sagradas.

De fato, se os bens terrenos, enquanto limitados, dividem os homens no espaço e no tempo, as graças e os dons, que Deus nos proporciona, são infinitos e deles todos podem participar.


O dom da Eucaristia, de modo particular, nos permite, portanto, viver a antecipação daquela liturgia que o Senhor celebra no santuário celestial com todos os Santos.


A grandeza da redenção mede-se pelos frutos, ou seja, por aqueles que foram redimidos e amadureceram em santidade. Por meio deles, a Igreja contempla a sua vocação e condição de uma humanidade transfigurada em caminho rumo ao Reino.

Origem e história desta festa

Primeiramente, esta festa de esperança, que nos recorda o objetivo da nossa vida, tem raízes antigas: no século IV, começou a celebração dos mártires, comuns para as diferentes Igrejas. Os primeiros sinais desta celebração foram encontrados em Antioquia, no domingo após o dia de Pentecostes, sobre a qual já falava São João Crisóstomo.


Entre os séculos VIII e IX, esta festa começou a difundir-se também na Europa, e, em Roma, de modo particular, no século IX.

Assim, o Papa Gregório III (731-741) quis que esta festa fosse comemorada no dia 1º de novembro, que coincidia com a consagração de uma Capela, na Basílica de São Pedro, dedicada às relíquias “dos santos Apóstolos, dos Santos mártires e confessores e de todos os Justos, que chegaram à perfeição e descansam em paz no mundo inteiro”.


Na época de Carlos Magno, esta festa já era muito conhecida como ocasião para a Igreja, que vagueia e sofre na Terra, mas que olha para o céu, onde estão seus irmãos mais gloriosos.

1 DE NOVEMBRO: A ORAÇÃO DO DIA DE TODOS OS SANTOS

O dia 1º de novembro é considerado o Dia de Todos os Santos desde o ano 835 d.C., quando a Igreja Católica decidiu instituir um dia dedicado a todos aqueles que estão no Céu, mesmo aqueles que não foram reconhecidos como santos por não terem sido canonizados ou que não tiveram um dia específico do ano determinado como seu.

É dedicado também aos mártires, que viveram uma vida santa e morreram pela fé na sua igreja.  É, portanto, um dia de todos eles, que se encontram junto de Deus e intercedem por nós.

Aprenda a rezar a Oração do Dia de Todos os Santos para rezar no 1º de Novembro.

todos os santos
Dia de Todos os Santos

LEITURA DO DIA

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 11,29-36)

Irmãos, os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Outrora, vós fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia, em consequência da desobediência deles. Assim, são eles agora os desobedientes, para que, em consequência da misericórdia usada convosco, alcancem finalmente misericórdia. Dessa forma, Deus encerrou todos os homens na desobediência, a fim de exercer misericórdia para com todos. Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! Quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição? Na verdade, tudo é dele, por ele, e para ele. A ele, a glória para sempre. Amém!

EVANGELHO DO DIA

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 14,12-14)

Naquele tempo, dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Senão, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

Evangelho de 1° de novembro

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Lucas 14,1 2-14

Quando deres um almoço não convides teus amigos, nem teus vizinhos ricos. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Então, tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Jesus fez um grande esforço para colocar no coração dos seus seguidores o amor pelos pobres. Ele sabia que o bem realizado aos excluídos, aos últimos, aos quais ninguém quer ajudar, como diz um salmo, agrada ao Pai do céu. Amar os pobres vai contra a nossa tendência natural, mas purifica o nosso modo de amar, tornando-o desinteressado.

ORAÇÃO PARA TODOS OS SANTOS


“Jesus, que o mundo salvastes, dos que remistes cuidais, E vós, Mãe santa de Deus, por nós a Deus suplicai. Os coros todos dos Anjos, patriarcal legião, profetas de tantos méritos, pedi por nós o perdão. Ó precursor do Messias, ó Ostiário dos céus, com os Apóstolos todos, quebrai os laços dos réus. Santa Assembléia dos Mártires; vós, Confessores, Pastores, Virgens prudentes e castas, rogai por nós pecadores. Que os monges peçam por nós e todos que o céu habitam: a vida eterna consigam os que na terra militam. Honra e louvor tributemos ao Pai e ao Filho também, com seu Amor um só Deus, por todo o sempre. Amém.”

ORAÇÃO PARA O DIA DE TODOS OS SANTOS


“Querido Pai, Você tem dado aos santos do Céu a felicidade eterna que vivem agora na plenitude de Sua glória. Devido ao seu santo amor, eles também se preocupam comigo e com minha família, meus amigos, minha igreja, meus vizinhos. Obrigado pelo dom da sua amizade e pelo testemunho de uma vida santa. Eu peço ao nossos santos padroeiros e todos os santos que se tornaram particularmente queridos para mim a interceção por nós. Peço-lhe que nos ajude a caminhar com segurança no caminho estreito que conduz ao Céu. Ó senhor, dai-nos sua assistência para vencer a tentação ganhando a plenitude da vida com você. Amém.”

ORAÇÃO A TODOS OS SANTOS PARA PEDIR POR GRAÇAS


“A vós, bem aventurados, Todos os Santos Que estais no Céu e sois fieis amigos de Deus Peço a vossa proteção para (dizer o problema que enfrenta). Fazei com que eu saia vitorioso dessa batalha difícil que tenho de enfrentar Dai-me a vossa paz, a vossa força e a vossa justiça Para que eu saia firme na fé e jamais esmoreça Perante qualquer tipo de obstáculo. Amém.”

Esse período do ano é muito propício para as orações, pois além do Dia de Todos os Santos, em 1º de novembro, no dia 2 de novembro celebra-se o Dia de Finados, mais um dia para profundas orações àqueles que já faleceram. Aumenta a sua fé e sua espiritualidade dedicando com muito fervor as suas orações nestes dias. Faça uma Oração do Dia de Todos os Santos e reze por todos aqueles que estão junto do Senhor.

A Ladainha de Todos os Santos é uma oração poderosa a todos os santos, anjos e mártires da Igreja Católica.

Aprenda a rezá-la e faça uma homenagem especial no Dia de Todos os Santos.

LADAINHA DE TODOS OS SANTOS

A Ladainha de Todos os Santos é uma oração que invoca a Santíssima Trindade, pede a intercessão da Virgem Maria, dos Anjos, dos Santos e de todos os mártires da Igreja Católica.

Ela é mais comumente rezada durante o período da vigília pascal, nas celebrações de batismo e na liturgia de ordens sacras.

APRENDA A ORAÇÃO DA LADAINHA DE TODOS OS SANTOS

“Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Deus Pai do Céu, tende piedade de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, rogai por nós. Santa Mãe de Deus, rogai por nós. Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.

São Miguel, rogai por nós. São Gabriel, rogai por nós. São Rafael, rogai por nós. Todos os Santos Anjos e Arcanjos, rogai por nós. Todas as santas ordens de Espíritos bem-aventurados, rogai por nós. São João Batista, rogai por nós. São José, rogai por nós.

Todos os santos Patriarcas e Profetas, rogai por nós.

São Pedro, rogai por nós. São Paulo, rogai por nós. Santo André, rogai por nós. São João, rogai por nós. Todos os santos Apóstolos e Evangelistas, rogai por nós. 

Todos os santos Discípulos do Senhor, rogai por nós.

Santo Estêvão, rogai por nós. São Lourenço, rogai por nós. São Vicente, rogai por nós. Todos os santos Mártires, rogai por nós. São Silvestre, rogai por nós. São Gregório, rogai por nós. Santo Agostinho, rogai por nós.

Todos os santos Pontífices e Confessores, rogai por nós.

Todos os santos Doutores, rogai por nós. Santo Antão, rogai por nós. São Bento, rogai por nós. São Domingos, rogai por nós. São Francisco, rogai por nós. 

Todos os santos Sacerdotes e Levitas, rogai por nós. Todos os santos Monges e Eremitas, rogai por nós.

Santa Maria Madalena, rogai por nós. Santa Inês, rogai por nós. Santa Cecília, rogai por nós. Santa Águeda, rogai por nós. Santa Anastácia, rogai por nós. 

Todas as santas Virgens e Viúvas, rogai por nós. Todos os Santos e Santas de Deus, intercedei por nós. Sede-nos propício, perdoai-nos, Senhor.

Sede-nos propício, ouvi-nos, Senhor. De todo mal, livrai-nos, Senhor. De todo pecado, livrai-nos, Senhor. Da morte eterna, livrai-nos, Senhor. Pelo mistério da vossa santa Encarnação, livrai-nos, Senhor. Pela vossa Vinda, livrai-nos, Senhor. Pelo vosso Nascimento, livrai-nos, Senhor. Pelo vosso Batismo e santo Jejum, livrai-nos, Senhor. Pela vossa Cruz e Paixão, livrai-nos, Senhor. Pela vossa Morte e Sepultura, livrai-nos, Senhor. Pela vossa santa Ressurreição, livrai-nos, Senhor. Pela vossa admirável Ascensão, livrai-nos, Senhor. Pela vinda do Espírito Santo Consolador, livrai-nos, Senhor.

No dia do Juízo, livrai-nos, Senhor.

Pecadores que somos, nós vos rogamos: ouvi-nos. Para que nos perdoeis, nós vos rogamos: ouvi-nos. Para que vos digneis governar e conservar a vossa santa Igreja, nós vos rogamos: ouvi-nos. Para que vos digneis conservar na santa religião o Sumo Pontífice e todas as ordens a hierarquia eclesiástica, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Para que vos digneis humilhar os inimigos da santa Igreja, nós vos rogamos: ouvi-nos. Para que vos digneis conceder a paz e a verdadeira concórdia aos reis e príncipes cristãos, nós vos rogamos: ouvi-nos. Para que vos digneis confortar-nos e conservar-nos em vosso santo serviço, nós vos rogamos: ouvi-nos. Para que vos digneis retribuir, com os bens sempiternos, a todos os nossos benfeitores, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Para que vos digneis dar e conservar os frutos da terra, nós vos rogamos: ouvi-nos. Para que vos digneis conceder o descanso eterno a todos os fiéis defuntos, nós vos rogamos: ouvi-nos. Para que vos digneis atender-nos, nós vos rogamos: ouvi-nos. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos.”

Todos os nomes citados na Ladainha acima aparecem no Martirológo da Igreja Católica.  A oração costuma ser cantada, e os nomes de um ou mais santos são entoados por um cantor ou coro e tem como resposta o “rogai por nós” ou em latim “ora pro nobis”. É possível personalizar a ladainha de todos os santos para um ritual fúnebre, dedicando-a a uma pessoa só. Na ocasião da morte do Papa João Paulo II, por exemplo, a resposta dada era “Ora[te] pro eo” ou “Rogai por ele.” No fim, a ladainha é concluída com uma série de súplicas a Deus.

vaticannews.va
Catecismo da Igreja Católica
cancaonova.com