27 de maio de 2024

ABP lança Guia com Direitos do Paciente com Doença de Parkinson

Conteúdo é gratuito e em formato e-book


Por Redacao 019 Agora Publicado 11/04/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
ABP-Guia-com-Direitos-do-Paciente-com-Doença-de-Parkinson
EBook ABP – Imagem: Divulgação

Neste 11 de abril de 2024, Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, a Associação Brasil Parkinson lança o Guia “O PARKINSON E A CIDADANIA: Um Guia Essencial de Direitos e Benefícios”. A elaboração é do advogado especialista Felipe Braule.

ABP lança Guia com Direitos do Paciente com Parkinson

“Neste guia da ABP sobre Parkinson, há temas como: os benefícios previdenciários por incapacidade permanente ou temporária (antigo Auxílio-Doença). Assim como as isenções fiscais com relação ao IRPF, IPI, ICMS e IPVA; os Direitos relacionados à Saúde, como medicamentos gratuitos e a dinâmica estabelecida pelo SUS e Planos de Saúde. Bem como a prioridade em filas e serviços públicos: atendimento preferencial em diversos setores. Nosso objetivo é dar acesso às informações e ajudar a enfrentar a burocracia”, explica Dra. Érica Tardelli, presidente da Associação Brasil Parkinson.

Associação Brasil Parkinson

A Associação Brasil Parkinson (ABP) apresenta, ainda, a cartilha “O Parkinson e a Cidadania”. Ela é um guia para conhecer informações e orientações práticas essenciais. Como, por exemplo o procedimento para solicitação de benefícios (documentação necessária, órgãos responsáveis e prazos para requisição). E até recursos em caso de negativa. Como, por exemplo, medidas cabíveis em caso de indeferimento do benefício, e a importância da consulta a um advogado em casos específicos.

O Guia “O PARKINSON E A CIDADANIA: Um Guia Essencial de Direitos e Benefícios” é grátis e está em versão e-book, no site da Associação Brasil Parkinson.