15 de maio de 2024

Julho Laranja promove a Ortodontia preventiva e os cuidados com a saúde bucal


Por Dino Publicado 08/07/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Campanha Julho Laranja visa a conscientização e sensibilização da população para a importância da Ortodontia preventiva em crianças a partir de 6 anos.

A ação foi criada pela odontopediatra e ortodontista Cibele Albergaria, do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF). Ela conta com parceria e apoio dos ortodontistas Ricardo Fabris Paulin (CRO-DF), Denise Poubel Vilar (CRO-DF) e Patrícia Zambonato Freitas (CRO-DF). Além de Daniela Gamba Garib Carreira (CROSP).

JULHO LARANJA: “CUIDADOS PRECOCES, SORRISOS PARA TODA A VIDA”

A campanha ocorre no mês de julho por ser o período em que os brasileiros mais procuram a Ortodontia em função das férias escolares.

Julho Laranja
Julito, mascote da campanha Julho Laranja

Com o slogan “Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida”, a campanha adota a cor laranja por simbolizar alegria, vivacidade e confiança. Em 2020, ganhou reforço com a incorporação de uma mascote: o pássaro Julito.

Inspiração

A Campanha Julho Laranja tem inspiração na Campanha Outubro Rosa.

O objetivo, segundo Dra. Cibele, é chamar a atenção para a importância das estratégias preventivas na promoção da saúde bucal, incluindo todos os tipos de doenças e condições bucais. Bem como o tratamento da apneia do sono em pacientes em crescimento, bem como de outras intervenções ortodônticas.

Além disso, destaca a importância de que a primeira consulta ao ortodontista aconteça por volta dos 6 anos. Fase ideal para avaliar se será necessário o tratamento ortodôntico, geralmente feito aos 12 anos.

Resultados

Criada também para colocar a Ortodontia em evidência, a campanha criada em 2019 conta com a aderência da comunidade odontológica. O resultado positivo reflete no aumento de consultas desde o início da campanha. Como demonstraram os dados colhidos pela professora Daniela Garib, da Universidade de São Paulo (USP) – campus Bauru, em estudo realizado por ela.

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) apoia a Campanha Julho Laranja e ressalta a importância da visita aos 6 anos para avaliação na área ortodôntica e geral.

Os profissionais envolvidos na ação enfatizam a importância de conscientizar a população de que muitas vezes uma única consulta ortodôntica pode ser determinante para melhorar o sorriso de uma criança para sempre.

De acordo com o ortodontista Dr. Luís Antônio de Arruda Aidar, a campanha Julho Laranja é muito relevante para promover a conscientização.

“Isso não quer dizer que nesse momento será realizado o tratamento ortodôntico. Mas servirá para o ortodontista orientar os pais ou responsáveis da criança quanto aos cuidados preventivos para o desenvolvimento de uma boa oclusão”.

Dr. Luis Antônio explicou ainda que, eventualmente, o ortodontista já poderá atuar em casos pontuais, utilizando a ortodontia preventiva ou interceptativa nos casos indicados.