08 de maio de 2024

Como criar uma rotina de skincare simples e eficiente

specialistas esclarecem dúvidas sobre rotinas de cuidados com a pele e quais produtos são realmente necessários


Por Redacao 019 Agora Publicado 23/04/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Como criar uma rotina de skincare simples e eficiente
Especialistas esclarecem dúvidas sobre rotinas de cuidados com a pele e quais produtos são realmente necessários

O primeiro passo para uma rotina de skincare simples eficiente é a limpeza do rosto pela manhã. A diretora do departamento de cosmiatria da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), Elisete Crocco, recomenda o uso de um sabonete correto, seguido de limpeza com água micelar ou tônico com algodão.

Essenciais em uma rotina de skincare

Os próximos produtos variam conforme o tipo de pele, podendo incluir creme para área dos olhos, sérum para o rosto e, por fim, a aplicação de protetor solar.

À noite, a limpeza do rosto deve ser repetida e, em seguida pela aplicação do produto “chave” do tratamento.

Ativos mais indicados para skincare

Dermatologistas recomendam alguns ativos com benefícios comprovados, como retinol e ácido retinóico, ácido hialurônico, ácido glicólico e nicotinamida.

No entanto, montar a própria rotina de skincare com base em conteúdos das redes sociais e indicações de amigos pode ser difícil e contraindicado.

Consultar um especialista antes de formular sua rotina de skincare

Apesar da abundância de conteúdo disponível na internet sobre cuidados com a pele, a indicação não é se basear na experiência alheia para adquirir produtos.

Cada cosmético tem recomendação para um certo tipo de pele e os especialistas orientam procurar um dermatologista para saber quais suas necessidades particulares.

Riscos de utilizar produtos inadequados

Utilizar ácidos sem prescrição e combinar produtos contraindicados pode gerar reações indesejadas na pele, como irritação ou dermatites de contato irritativas ou alérgicas.

Evandro Prado, coordenador do Departamento Científico de Dermatite Atópica da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), alerta para substâncias potencialmente sensibilizantes e a importância de ficar atento aos sinais de reações alérgicas ao começar um novo produto.