04 de maio de 2024

10 Alimentos Poderosos para Combater a Enxaqueca

Uma em cada sete pessoas no Brasil lida com enxaqueca crônica, um mal que, de acordo com a OMS, é a segunda principal causa de incapacidade em todo o mundo. Por isso, reunimos dicas da especialista do Vera Cruz Hospital, em Campinas, para aliviar essa situação através da dieta.


Por Redacao 019 Agora Publicado 17/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A cefaleia, conhecida popularmente como “dor de cabeça”, atinge 15% da população brasileira de maneira crônica, segundo o Ministério da Saúde.

A enxaqueca, uma de suas formas mais comuns, é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a segunda maior causa de incapacidade mundial.

Esse quadro pode ser decorrente de outras enfermidades ou até mesmo se manifestar por causas variadas, tais como estresse, tensão, ou, em muitos casos, má alimentação.

Dia Nacional de Combate à Cefaleia

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os mais de 200 diferentes tipos de cefaleia, a Sociedade Brasileira de Cefaleia estabeleceu o Dia Nacional de Combate à Cefaleia no dia 19 de maio. No marco desta data, Gisele Ramos Figueiredo (CRM 149383) (RQE 84173 / 100083 / 100084), médica clínica e nutróloga do Vera Cruz Hospital, em Campinas, propõe uma dieta composta por dez alimentos que, incorporados à rotina alimentar, podem auxiliar na diminuição significativa de crises de enxaqueca.

Gisele Ramos Figueiredo cefaleia dor de cabeça enxaqueca nutróloga médica vera cruz campinas



Você pode acompanhar o trabalho de Dra. Gisele em seu Instagram oficial.

10 ALIMENTOS QUE AJUDAM A EVITAR ENXAQUECAS

  1. Café: Embora acredite-se que a cafeína desencadeie enxaquecas, ela pode ajudar a preveni-las quando consumida com moderação.
  2. Salmão: Este peixe é rico em ômega-3, um ácido graxo que auxilia na redução da inflamação cerebral, um dos fatores causadores da enxaqueca.
  3. Vegetais verde-escuros: Espinafre, couve e brócolis contêm magnésio, mineral que relaxa os vasos sanguíneos e pode prevenir crises.
  4. Amêndoas: Este alimento é rico em magnésio e vitamina B2, nutrientes que auxiliam na prevenção de enxaquecas.
  5. Frutas cítricas: Laranjas, limões e toranjas, ricas em vitamina C, funcionam como um anti-inflamatório natural e facilitam a absorção de ferro.
  6. Abacate: O abacate contém gorduras saudáveis e riboflavina, uma vitamina B que também colabora na prevenção de crises.
  7. Sementes de girassol: Este alimento é uma excelente fonte de magnésio.
  8. Gengibre: Este alimento funciona como um anti-inflamatório natural, ajudando a reduzir a inflamação no cérebro.
  9. Chocolate amargo: Rico em flavonoides, o chocolate amargo auxilia na diminuição de inflamações. No entanto, é necessário escolher uma versão com pelo menos 70% de cacau e consumi-lo com moderação.
  10. Frutas vermelhas: Morangos, amoras e framboesas contêm antioxidantes e antocianinas, compostos que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenindo assim as crises de enxaqueca.