03 de maio de 2024

Mercado digital: 10 carreiras promissoras para 2022

Crescimento da venda de produtos e serviços digitais oferece oportunidades para quem deseja migrar ou começar uma nova carreira


Por Redacao 019 Agora Publicado 18/11/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
10 carreiras promissoras
Crescimento da venda de produtos e serviços digitais oferece oportunidades para quem deseja migrar ou começar uma nova carreira

O ano novo está aí e com ele novas oportunidades de mudar de vida no mercado digital. Assim, apresentamos as 10 carreiras mais promissoras para 2022 e próximos anos.

Recorde de vendas, movimentação de R$ 53,4 bilhões e crescimento de 31%. Estes são alguns dos resultados do e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2021. Os dados são do relatório Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nielsen. Nele estão, portanto, milhares de trabalhadores que representam o futuro das profissões.

Segundo José Paulo Pereira Silva, CEO do grupo Ideal Trends, um dos maiores conglomerados tecnológicos da América Latina, o empreendedorismo digital ganhará ainda mais força.

Para ele, usabilidade, copywriting, tráfego e SEO são termos essenciais no vocabulário de quem deseja uma carreira promissora neste mercado.

Assim, a partir de estudos aplicados e da experiência prática adquirida nos últimos 30 anos, José Paulo, autor do livro Lições para você construir negócios exponenciais, apresenta as 10 carreiras mais promissoras para 2022 que seguirão as tendências do marketing digital.

CONFIRA 10 CARREIRAS PROMISSORAS PARA 2022 NO MERCADO DIGITAL

  1. Designer

    Qualquer trabalho de marketing digital exige designers de extrema capacidade. As plataformas on-line são extremamente visuais e precisam ser funcionais. Dessa forma, a verdade é que um bom produto e um bom sistema de vendas pode ser comprometido se você não tiver um site esteticamente bonito e de fácil usabilidade.
  2. Especialista em usabilidade

    É responsável por estudar as métricas, analisar o heatmap (mapa de calor) das páginas e o comportamento dos usuários. Usando estes dados, ele pode propor melhorias através de estratégias que otimizem o tráfego e a experiência do usuário ao navegar por páginas de serviços e produtos.
  3. Gestor de tráfego

    Profissional extremamente valioso para a manutenção e o crescimento de um negócio digital, ele traça as diretrizes para o sucesso de vendas na internet. Entre suas funções estão desenvolver estratégias de atração para páginas de captura de Facebook, Instagram, blogs, sites etc, analisar o tráfego on-line e pensar em ações para otimizar os investimentos.

  4. Copywriter

    O copywriter é o profissional que pensa estrategicamente nos textos que serão utilizados para promover um produto ou negócio. Este profissional cria textos que despertam as “dores” do cliente e, portanto, convencem ele de que seu produto ou serviço é a melhor solução.

  5. Coprodutor de lançamentos

    É responsável pelas estratégias de lançamento de um produto digital. O coprodutor deve “amarrar” todas as pontas e acionar as demais áreas envolvidas no lançamento para que as estratégias sejam executadas da melhor maneira possível, de acordo com a proposta do produto ou serviço.

  6. Especialista em SEO

    Usando as ferramentas de Search Engine Optimization (SEO), este profissional ajuda empresas e marcas a conquistarem um posicionamento favorável nas plataformas de busca como o Google. Este trabalho é realizado por meio de otimização de conteúdo, como publicações em blogs, bem como por informações estruturais dos sites.

  7. Gestor de mídias sociais

    Como as pessoas estão passando cada vez mais tempo on-line, as interações de conteúdo e a necessidade de novas ações aumentarão. O gestor de mídias sociais tem a responsabilidade de promover a marca (branding) e, ao mesmo tempo, gerar vendas pelos canais digitais.
  8. Videomaker

    A profissão de videomaker se tornará progressivamente indispensável em qualquer negócio. Isso porque o vídeo tem a capacidade de encantar e contar histórias de uma maneira mais pessoal. Além disso, tem uma didática que facilita a aprendizagem, característica essencial para transmitir a mensagem que sua empresa deseja.

  9. Desenvolvedor

    Este profissional tem um potencial extraordinário de criar as mais variadas aplicações (software, aplicativos, ferramentas digitais) que as empresas necessitam para interagir e, dessa forma, conversar com o público online. Existe uma infinidade de aplicações que precisam do trabalho de um desenvolvedor para que o negócio se destaque no mundo digital.

  10. Especialista em analytics

    Por fim, tudo o que existe pode e deve ser metrificado. Desse modo, é possível ter parâmetros e métricas de todas as ações de marketing digital. Então, é fundamental para as empresas ter um profissional que reúna todas as informações de métricas e possa mensurar o negócio e passar para as equipes o que deve ser melhorado.

Serviço

Lições para você construir negócios exponenciais
Lições para você construir negócios exponenciais



Lições para você construir negócios exponenciais


(Autor: José Paulo Pereira Silva | Editora: Ideal Books | 352 páginas | Preço: R$ 49,90 | Link de compra: site do autor e Amazon)