28 de abril de 2024

Governo Federal Abre Mais de 9 Mil Vagas para Concursos Públicos em 2023

IBGE se destaca com mais de 8.000 vagas temporárias, movimentando o setor de concursos


Por Redacao 019 Agora Publicado 25/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O governo federal, até o momento, autorizou a abertura de quase 10 mil novas vagas — tanto temporárias quanto fixas — para concursos públicos e processos seletivos em órgãos como a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Aquecimento na movimentação de candidatos e cursos preparatórios

Com a escolha da empresa organizadora e a publicação dos editais com as regras pendentes, o mercado de concursos já apresenta agitação entre candidatos assim como cursos preparatórios. O setor de concursos, no entanto, enfrentou uma espécie de pausa nos últimos dois governos devido à limitação imposta pelo teto de gastos.


Veja os principais Concursos Públicos abertos pelo Governo Federal

1. Ministério das Relações Exteriores

  • Cargo: Terceiro-secretário
  • Quantidade de vagas: 30
  • Escolaridade: nível superior

2. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Cargos: Analista em ciência e tecnologia, pesquisador e tecnologista
  • Quantidade de vagas: 814
  • Escolaridade: nível superior

3. Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

  • Cargo: Analista ambiental
  • Quantidade de vagas: 98
  • Escolaridade: nível superior

4. Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas)

  • Cargos: Agente em indigenismo, administrador, antropólogo, arquiteto, arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, estatístico, geógrafo, indigenista especializado, psicólogo, sociólogo, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social
  • Quantidade de vagas: 502
  • Escolaridade: nível superior e intermediário

5. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

  • Cargos: Codificador, agente censitário mapeamento, agente de pesquisas e mapeamento, supervisor de coleta e qualidade, agente de pesquisa por telefone e supervisor de pesquisa
  • Quantidade de vagas: 8.141 (temporárias)
  • Escolaridade: nível superior e intermediário

Estas informações foram fornecidas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. É importante, entretanto, que os candidatos acompanhem os órgãos responsáveis e os editais para mais detalhes sobre os processos seletivos.


A maior fatia de oportunidades se concentra no IBGE

O IBGE apresenta a maioria das vagas disponíveis, com mais de 8.000 posições temporárias destinadas a suprir a demanda de profissionais, como, por exemplo, agentes de pesquisa por telefone e supervisores de coleta e qualidade, para atuar no Censo Demográfico 2022. A autorização para o concurso foi publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de maio.

Outras vagas em diversos ministérios

As demais 1.450 vagas destinam-se a concursos do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Ciência, do Ministério do Meio Ambiente, entre outros.

No ano passado, foram 1.699 vagas para novos concursos públicos. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o último concurso autorizado em 2022 foi o da Secretaria Especial da Receita Federal, em junho, para os cargos de auditor fiscal e analista tributário.

Preparação para concursos é vital, afirmam especialistas

Diante das novas aberturas de concursos, Vandré Amorim, coordenador de carreiras de tribunais do curso preparatório Gran Cursos, afirma que a perspectiva, portanto, é positiva para quem quer iniciar os estudos para prestar concurso público.

“Quanto mais tempo o candidato puder se dedicar diariamente, a tendência é que, assim, ele consiga a aprovação também em menos tempo”, diz.

Reformulação das regras dos concursos públicos

O governo Lula (PT) estuda mudar as regras dos concursos públicos para incorporar instrumentos adicionais de avaliação dos candidatos, como, por exemplo, teste psicotécnico, e permitir o uso da tecnologia em algumas fases ou em todo o processo seletivo. Essas mudanças, portanto, têm como objetivo melhorar o acesso dos candidatos, ampliar a concorrência, garantir segurança jurídica e permitir ao governo selecionar com maior efetividade seus funcionários.