22 de fevereiro de 2024

Os benefícios de uma dieta baseada em vegetais

Desvendando os benefícios de uma dieta baseada em vegetais por Valter Casarin


Por Redacao 019 Agora Publicado 19/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Os benefícios de uma dieta baseada em vegetais
Desvendando os benefícios de uma dieta baseada em vegetais por Valter Casarin

Perder peso pode ser um desafio em meio a uma vasta gama de dietas. Nesta leitura, desvendaremos os benefícios de uma dieta baseada em vegetais e explicaremos por que esta pode ser a opção ideal para você.

O que é uma dieta à base de vegetais?

Você está imaginando despedidas tristes ao seu amado hambúrguer com batata frita ou ao suculento churrasco? A dieta à base de vegetais não exige que você desista desses prazeres. Em vez disso, ela promove um consumo proporcionalmente maior de alimentos integrais, incluindo frutas, legumes e grãos.

Ela difere da dieta vegetariana ou vegana, pois permite ovos, laticínios, peixe ou carne – porém em quantidades reduzidas. Dieta mediterrânea e da zona azul (alimentos não ou pouco processados) são ótimos exemplos desse tipo de dieta.

Os benefícios para a saúde da dieta à base de vegetais

Dieta rica em grãos integrais, feijões, nozes e legumes, estudos indicam que fornece todas as proteínas, gorduras saudáveis ​​e carboidratos que seu corpo precisa. Rica em fibras, vitaminas e nutrientes, é uma opção nutricionalmente densa. Entretanto, vale lembrar que se você estiver se aventurando nessa dieta, um suplemento de vitamina B pode ser necessário.

Além de benefícios nutricionais, dietas à base de vegetais podem ajudar a melhorar sua forma física. Pesquisas mostram que pessoas que priorizam vegetais e alimentos integrais em sua dieta têm um índice de massa corporal (IMC) mais baixo do que aqueles cujas refeições são principalmente à base de carne.

Redução de do risco de doenças

Associada à redução do risco de doenças cardíacas, diabetes, certos tipos de câncer, e até mesmo depressão, a dieta mediterrânea é um exemplo excelente. Dietas vegetarianas e veganas obtêm resultados semelhantes, inclusive na capacidade de reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Adicionalmente, a adoção dessas dietas tem sido relacionada ao aumento da longevidade.

A ênfase na qualidade nutricional dos alimentos é um dos principais trunfos da dieta baseada em vegetais, pois permite um controle rigoroso do fornecimento de nutrientes. Mas, é importante lembrar que a qualidade nutricional está diretamente ligada à saúde do solo onde os vegetais são cultivados. O uso de fertilizantes é vital para suprir e equilibrar os nutrientes necessários, especialmente em solos tropicais, que são naturalmente deficientes em nutrientes.

Por fim, comer deve ser um prazer tanto para nossos sentidos quanto para nosso bem-estar. Portanto, não se trata de “comer para viver”, mas sim de “viver para comer” com prazer e saúde!

Para mais informações sobre uma dieta saudável e equilibrada, siga Valter Casarin no Instagram ou visite seu site oficial.

Sobre a NPV

A NPV – Nutrientes para a Vida, uma iniciativa da fundação norte-americana NFL, busca melhorar a percepção da população urbana sobre as funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Mantida pela ANDA e operada pela Biomarketing, a NPV trabalha com informações científicas e tem parcerias com instituições como Esalq/USP, IAC, UFMT, UFLA e UFPR.