05 de dezembro de 2024

‘Suar a camisa’ é sinal de perda de peso: mito ou verdade?

Nutróloga do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), desmistifica ideia de que transpirar excessivamente é sinal de que as gordurinhas estão indo embora


Por Redacao 019 Agora Publicado 21/07/2024
Ouvir: 00:00
Suar-a-camisa-é-sinal-de-perda-de-peso-mito-ou-verdade
Nutróloga do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), desmistifica ideia de que transpirar excessivamente é sinal de que as gordurinhas estão indo embora

É mito ou é verdade que quanto mais você sua, mais calorias perde? De acordo com a nutróloga Gisele Figueiredo, do Vera Cruz Hospital, em Campinas, o suor não gera uma queima de calorias significativa. Ou seja, se a intenção é perder peso, não adianta ir pra academia malhar com roupas pesadas, que geram mais transpiração; o que inclusive não é recomendado e pode ocasionar a desidratação.

Suor gera perda de peso?

Segundo a especialista, o suor é uma resposta do nosso organismo para regular a temperatura. “Quando estamos em um ambiente quente ou nos exercitando, o corpo transpira para resfriá-lo. Na verdade, perdemos calorias durante a realização do exercício físico. A intensidade, a duração e o tipo de exercício determinam quantas calorias são queimadas. O suor é apenas resultado deste processo, mas sem relação com a intensidade do exercício ou da quantidade de calorias queimadas”, explica.

A “perda de peso” observada por meio do suor corresponde a água e minerais, não gordura. Assim que reidratar com líquidos esse peso retornará. “Utilizar roupas quentes durante o exercício, pode levar a desidratação, tonturas, mal estar, fraqueza, câimbras e insolação. A insolação é uma emergência médica e pode incluir sintomas como pele quente e seca, confusão, convulsões e perda de consciência”, salienta a médica.

dra-gisele-figueiredo
Dra. Gisele Figueiredo – Foto: Matheus Campos

Quando uma pessoa sua excessivamente, pode levar à desidratação, especialmente se não estiver ingerindo líquidos suficientes. “Sinais de desidratação incluem sede extrema, boca seca, urina escura, tontura e confusão.

Existem algumas situações como hipotensão e hipoglicemia que podem levar à sudorese, necessitando de atenção e intervenção”, diz.

Líquidos

Saber quando repor líquidos é muito importante para manter a hidratação durante a atividade física. “Uma dica é para se pesar antes e depois do exercício para determinar a quantidade de líquido perdido. Cada 0,5 kg de peso perdido corresponde a aproximadamente 500 ml de água perdida. Por exemplo, se perdeu 1kg durante o exercício, deve beber 1 litro de água para reidratar-se”, sugere. Bebidas esportivas que repõem eletrólitos podem ser benéficas em casos de exercícios prolongados.

De acordo com Gisele, nem toda queima de calorias resulta em perda de gordura. “A perda de gordura depende de vários fatores, incluindo a quantidade de calorias consumidas em relação às calorias gastas, o tipo de atividade física e a composição da dieta. Para a queima de gordura é necessário déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que gasta”, explica.

“A perda de calorias por meio do suor não é um método eficaz para emagrecimento ou queima de gordura. Focar em uma dieta balanceada e exercícios regulares é a abordagem recomendada para perda de peso saudável e sustentável”, conclui.