22 de fevereiro de 2024

Óculos de sol são indispensáveis para a saúde dos olhos no verão

A médica Claudia Borghi de Siqueira esclarece sobre os problemas que a falta dos óculos adequados pode ocasionar


Por Redacao 019 Agora Publicado 20/12/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O verão vem chegando trazendo um sol para cada um e a experiência das temperaturas extremas pode ocasionar uma série de problemas à saúde. É natural que se pense em hidratação e filtro solar, mas necessário ressaltar a importância da proteção dos olhos para evitar transtornos, principalmente quem estará mais exposto, como nas praias e piscinas.

Óculos de sol são indispensáveis para a saúde ocular no verão

Os óculos escuros, ou óculos de sol, deixaram de ser apenas acessórios e ganharam o status de grandes aliados na proteção ocular contra os raios ultravioleta (UV) e outras doenças, como o envelhecimento precoce.

A médica oftalmologista, especialista em retina, Claudia Borghi de Siqueira, da clínica Attêndere, em Piracicaba, esclarece como os óculos escuros atuam na proteção dos olhos.

De acordo com ela, os óculos de sol são tão importantes aos olhos como o filtro solar é para a proteção da pele.

“Eles têm efeito de proteção mecânica e o filtro ultravioleta protege contra os radicais livres e o envelhecimento precoce de algumas camadas ou células dos olhos. Entre os sérios danos causados pela falta dos óculos, estão a ocorrência da catarata e a degeneração macular, que está relacionada à perda de visão, muitas vezes irreversível”, exemplifica. “O uso dos óculos ajuda a prevenir ou retardar esses efeitos nocivos.”

Uso dos óculos solares

O uso dos óculos solares é indicado inclusive a crianças, que estão geralmente mais expostas ao sol por conta de brincadeiras em parquinhos e jogos de bola. “As crianças também precisam usar óculos de proteção solar desde a mais tenra idade quando forem se expor ao sol.”

Um desafio muitas vezes é fazer a compra dos óculos de sol. A médica informa que, tanto para adultos como para as crianças, é fundamental exigir que o acessório tenha proteção contra raios ultravioleta. “Jamais usar óculos de propaganda, comprados em camelôs ou lojas de departamento, pois geralmente eles não seguem as normas de saúde ocular, obrigatórias às óticas. Isso exige total atenção por parte do consumidor”, afirma Claudia.

Lentes

Um detalhe fundamental, que costuma confundir o consumidor, é que a intensidade da cor das lentes não faz diferença na proteção. O importante mesmo é a proteção UV. “A escolha da cor é uma questão de gosto, pois a pessoa que irá usar os óculos precisa gostar do que está comprando para sentir-se estimulada a usar e confortável.”

Dra. Claudia Borghi de Siqueira, oftalmologista especialista em retina
Dra. Claudia Borghi de Siqueira, oftalmologista especialista em retina e vitreo

Até mesmo os óculos de grau com lentes transparentes devem ter proteção UV. O que beneficiará o usuário na escolha dos óculos de sol, pois demanda uma consulta para exatidão do grau. Quem não tem necessidade de grau pode se preocupar apenas com a proteção contra raios UV, sem necessidade de consulta médica. Desde que faça sua aquisição em óticas de qualidade.

Independente ase vai viajar para a praia, onde a exposição ao sol é maior, o uso dos óculos de sol tornou-se artigo fundamental no dia a dia. Manter-se longe de problemas de saúde relacionados à visão é essencial para aproveitar ao máximo esse período de verão. Lembrando, no entanto, que o acessório é indispensável também em outras estações.

Attêndere Clínica de Especialidades Médicas

A Attêndere Clínica de Especialidades Médicas fica na rua Alferes José Caetano, 1.863, Centro, em Piracicaba. Além da Dra. Claudia Borghi de Siqueira, oftalmologista especialista em retina e vitreo, a clínica conta com o Dr. Fabrício Carlos Jardina Penha, oftalmologista com especialização em cirurgia de cataratas. A clínica conta com estacionamento próprio e acessibilidade. Atende particulares e planos de saúde para todas as faixas etárias. O propósito da equipe é oferecer atendimento humanizado, que privilegia a escuta e ocorre sempre no horário certo, sem atrasos.