28 de abril de 2024

Nova onda de calor chega pode elevar a conta de luz; especialista dá dicas de economia de energia

Algumas capitais podem registrar recordes de calor para um mês de dezembro


Por Redacao 019 Agora Publicado 12/12/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Mês que historicamente apresenta temperaturas mais elevadas, dezembro deve apresentar novas ondas de calor. De acordo com o Climatempo, a estimativa é de que a partir do dia 14 os termômetros fiquem até entre 3 e 5ºC acima da média em regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.


 

Especialistas projetam que 2023 já é o ano mais quente da história e, não por acaso, o Brasil atingiu recorde de demanda de energia elétrica nos últimos meses. O aumento do uso de ar condicionado e necessidade de refrigeração em todos os aspectos, inclusive no que diz respeito a alimentos armazenados, gera um consumo elevado que impacta na conta de luz.

Nova onda de calor chega pode elevar a conta de luz


 

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Bruno Herbert, avalia que é importante redobrar a atenção à questão do consumo. Uma alternativa para não agravar a situação é a adoção de medidas de eficiência energética, que priorizam o uso inteligente de energia (confira seis dicas abaixo).

Para que os efeitos sejam substanciais, o ideal é manter o consumo consciente durante todo o ano.

“Quando mudamos atitudes cotidianas, o consumo de energia reduz e, além de gastar menos, ainda ajudamos na preservação ambiental e aumentamos o tempo de vida dos recursos não-renováveis. Por esse e tantos outros motivos, é essencial discutirmos a ampliação de ações e políticas com foco em eficiência energética no País”, afirma o especialista.
 

Além de seguir as dicas, a população deve optar por aparelhos que tenham selo classe A do Procel e pode ainda consultar os simuladores disponibilizados nos sites das concessionárias de energia elétrica do País.

Por meio deles, é possível conhecer melhor a energia consumida por cada aparelho dentro de casa. Ao selecionar cômodos e equipamentos, a pessoa informa a potência e o tempo de uso dos aparelhos. Feito isso, o simulador estima o consumo total.


 

Dicas de como economizar energia

  1. Ar-condicionado e ventilador

O consumidor deve checar o selo Procel, que indica os aparelhos mais eficientes da categoria. O ideal é comprar os que tenham o selo ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra “A”. Além disso, é preciso: otimizar o uso, fechando portas e janelas; fazer a manutenção no prazo ideal; manter temperatura equilibrada, evitando frio excessivo e gasto maior.

  1. Chuveiro elétrico

Tome banhos rápidos. Desligue o chuveiro ao ensaboar o corpo ou ao passar xampu e condicionador nos cabelos. Atenção para a instalação correta, para que não haja choques ou acidentes e nem desperdício de energia. Sempre que possível, tome banhos com o chuveiro na posição verão ou até mesmo completamente desligado.

  1. Geladeira

Verifique o controle de temperatura e ajuste o termostato, se necessário, para evitar desperdício de energia. Não use plásticos ou panos para forrar as prateleiras e jamais use a parte traseira da geladeira para secar roupas, tênis etc.. Observe as borrachas de vedação da porta; elas precisam estar em bom estado para não ocorrer perda de energia. Não deixe o fogão e a geladeira próximos.

  1. Lâmpadas

Aproveite a iluminação natural. Ligue lâmpadas apenas quando necessário. Apague as luzes sempre que sair de determinado cômodo. Agora em se tratando da necessidade da iluminação artificial, a indicação é optar pelas lâmpadas de LED ou fluorescentes, modelos que oferecem iluminação mais eficaz e que têm menor gasto energético em comparação às incandescentes.
 

  1. Celular

Evite deixar o celular carregando enquanto dorme. Ao atingir o carregamento total, retire-o da tomada. Evite usar o celular enquanto ele carrega, pois a bateria irá demorar a carregar e, consequentemente, o consumo de energia será maior.


 

  1. Televisão

Deixe a televisão ligada apenas quando alguém estiver assistindo. À noite e se estiver no quarto, utilize o recurso “timer” para programar o desligamento. Retire, portanto, os aparelhos da tomada quando estiverem fora de uso.

Sobre a ABESCO

Desde 1997, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), entidade civil sem fins lucrativos, representa oficialmente o segmento de Eficiência Energética brasileiro. Composta por empresas de diversas áreas, a ABESCO tem o objetivo de fomentar e promover ações e projetos para o crescimento do mercado de Eficiência Energética, atividade que busca proporcionar meios para se produzir mais com a menor quantidade de energia.