29 de abril de 2024

Moradores da cidade de São Paulo terão desconto em multas

Entrada no Sistema de Notificação Eletrônica permite que motoristas recebam infrações em seus dispositivos móveis e realizem o pagamento com abatimento de até 40%


Por Redacao 019 Agora Publicado 02/06/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Governo Federal amplia adesão ao SNE e moradores da cidade de São Paulo terão desconto em multas
Multas contraídas nas ruas e avenidas locais terão até 40% de desconto – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Motoristas que transitam pela cidade de São Paulo poderão, a partir desta quarta-feira (1º), pagar multas contraídas nas ruas e avenidas locais com possibilidade de pagamento com até 40% de desconto.

Isso ocorre por conta da adesão da prefeitura paulista ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), coordenado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com tecnologia desenvolvida pelo Serpro.

Desconto de até 40% em multas

Pelo SNE, os motoristas recebem as multas em seus dispositivos móveis e tem a opção de pagar de forma antecipada com desconto. Para usufruir do benefício, o proprietário ou condutor do veículo deve, portanto, fazer seu cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal. Em seguida, aderir ao SNE através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Ele está disponível na AppStore e Google Play, ou pelo Portal de Serviços Senatran. Além disso, é necessário habilitar o veículo no aplicativo da CDT e reconhecer a infração cometida.

“O Sistema de Notificação Eletrônica é uma relevante ferramenta para atingirmos nosso objetivo de promover uma gestão de trânsito mais eficiente e descomplicada em todo o país. Por isso, desde o início da atual gestão, o Ministério dos Transportes tem se empenhado em reforçar com cada órgão de trânsito do Brasil a importância de eles fazerem parte do SNE”. Afirma o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Após a habilitação no sistema, o proprietário e/ou condutor passarão a receber todas as notificações eletronicamente, provenientes dos órgãos fiscalizadores que aderiram ao sistema. É possível obter também detalhes sobre cada multa, copiar o código de pagamento, assim como ele mesmo indicar o condutor responsável pelo ocorrido.

Mais adesões

Desde maio, todas as multas em rodovias estaduais já podiam ser recebidas por meio da tecnologia após a adesão do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) paulista.

Além da prefeitura da capital, também passam a integrar o sistema as prefeituras de:

  • Amparo
  • Campinas
  • Pindamonhangaba
  • São José do Rio Preto
  • São José dos Campos
  • Pedregulho
  • Itararé
  • Vargem Grande do Sul
  • Taubaté
  • Araçatuba

Até o momento, aderiram ao sistema aproximadamente 1 mil órgãos de trânsito, incluindo Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e prefeituras, bem como órgãos federais fiscalizadores, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).