05 de maio de 2024

Menino de 2 anos desaparecido em SC é encontrado em SP

O pequeno Nicolas Areias Gaspar foi localizado dentro de um veículo em São Paulo, acompanhado por um casal cuja identidade não foi divulgada. A criança agora está sob os cuidados do Conselho Tutelar.


Por Redacao 019 Agora Publicado 08/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Menino de 2 anos desaparecido em SC é encontrado em SP
O pequeno Nicolas Areias Gaspar foi localizado dentro de um veículo em São Paulo, acompanhado por um casal cuja identidade não foi divulgada. A criança agora está sob os cuidados do Conselho Tutelar – Fotos: Redes Sociais

O menino Nicolas Areias Gaspar, de 2 anos, que estava desaparecido em Santa Catarina, foi localizado nesta segunda-feira (8) em São Paulo, de acordo com informações da Polícia Militar de Santa Catarina. No momento, a criança encontra-se sob a proteção do Conselho Tutelar paulista.

Operação de Busca

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, a operação teve início quando começaram a rastrear um veículo suspeito na segunda-feira. Além de Nicolas, um casal estava presente no veículo, mas suas identidades não tiveram divulgação.

O delegado Manoel Galeno, de Santa Catarina, informou que o casal foi detido e aguarda depoimento, previsto para ocorrer na manhã de terça-feira.

Detalhes da Localização

“Identificamos esse veículo em São Paulo hoje [segunda] e entramos em contato com a Polícia Militar de São Paulo, que realizou a abordagem. A criança foi encontrada ainda no veículo e resgatada”, explicou o comandante.

Nicolas Areias Gaspar

Declarações do casal e próximos passos

A mulher, ao ser abordada, apresentou um documento alegando ser a Certidão de Nascimento de Nicolas. Ela afirmou que a mãe de Nicolas teria doado o menino e que os dois estavam a caminho do Fórum para regularizar a situação.

No entanto, o artigo 242 do Código Penal define como crime registrar o filho de outra pessoa como próprio, com pena de 2 a 6 anos de reclusão.

A Polícia Militar informou que está coordenando os procedimentos necessários para que Nicolas possa retornar a Santa Catarina, em colaboração com a Polícia Civil.

A viagem está prevista para ocorrer na terça-feira (9). Não foi divulgado se a família de Nicolas irá buscá-lo. Atualmente, a mãe de Nicolas encontra-se em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Desaparecimento

De acordo com a Polícia Civil, Nicolas foi visto pela última vez com sua mãe em 30 de abril. A avó e os tios maternos do menino reportaram o desaparecimento em um boletim de ocorrência na quinta-feira (4), de acordo com a delegada da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso da Capital (DPCami) de São José, Sandra Mara.

A mãe de Nicolas iria prestar depoimento nesta segunda-feira, no entanto, a delegada informou que não houve retorno do hospital à polícia sobre se ela estaria apta a ser ouvida.

Comemoração familiar

A notícia do resgate do menino Nicolas foi um alívio para sua família. Juliano Gaspar, tio do menino, agradeceu à Polícia Militar em suas redes sociais e declarou que a família se manifestará oficialmente “em breve”.