29 de abril de 2024

Luciano Szafir firma parceria com o Grupo LJS Educar e quer aumentar o número de leitores no país

O ator e empresário busca contribuir com a educação literária de jovens no período escolar


Por Redacao 019 Agora Publicado 11/12/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Luciano Szafir firma parceria com o Grupo LJS Educar e quer aumentar o número de leitores no país
O ator e empresário busca contribuir com a educação literária de jovens no período escolar

Dados educacionais no Brasil apontam uma fragilidade nos índices de leitura no país. Estima-se que o brasileiro lê, em média, menos de 5 livros ao ano (considerando a leitura parcial) e menos de 3 completos.

O baixo hábito reflete anualmente nos vestibulares. No último levantamento acerca do aproveitamento na redação do ENEM, apenas 22 alunos obtiveram nota máxima, e quase 100.000 zeraram a dissertação.

Tratando-se, portanto, de um texto dissertativo-argumentativo, a redação do exame também aponta a dificuldade dos estudantes com relação a capacidade de interpretação de texto, criação de repertório e debates contemporâneos, pilares extraídos de uma boa formação literária.

Luciano Szafir quer aumentar o número de leitores no país

Diante desse cenário, Luciano Szafir uniu forças com o Grupo LJS Educar. A parceria se dedica a fomentar a leitura entre estudantes da rede pública através de projetos educacionais e já alcançou diversas cidades pelo país.

Szafir e os sócios têm se dedicado exclusivamente à implementação de projetos voltados para a rede pública, incluindo a formação para professores bem como maior presença da literatura na vida familiar.

Cerca de 90.000 kits pedagógicos já foram distribuídos para instituições de ensino, beneficiando 450.000 usuários, entre professores, estudantes assim como seus familiares.


Ainda para este ano, a união entre Szafir e Sandro Lopes (presidente do Grupo) empenha-se em investir no desenvolvimento de novas tecnologias.

O Grupo busca expandir o mercado e se tornar o maior distribuidor de projetos educacionais do país em até 5 anos. Contribuindo, assim, para a alfabetização e a formação de novos alunos no presente e de profissionais no futuro.

E os esforços não param por aí. O Grupo, comprometido com o incentivo à educação, está em processo de expansão, com objetivo de ampliar seu legado para as áreas de tecnologia, estratégia assim como marketing em abrangência nacional. Na última edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, por exemplo, também aconteceu o lançamento do Instituto Formando Leitores, onde Luciano assumiu a presidência.



A organização é sem fins lucrativos que tem como propósito realizar ações de incentivo à leitura em todo o país, viabilizando o desenvolvimento de atividades de responsabilidade social, pesquisas, campanhas literárias, cursos, capacitações, avaliações de resultados de projetos literários, palestras, debates e simpósios.

Saiba mais no sites LJS Distribuidor e Ler e Jogar.