29 de abril de 2024

Febre Maculosa: entenda a grave doença transmitida pelo carrapato-estrela

A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do carrapato


Por Redacao 019 Agora Publicado 15/06/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Febre Maculosa entenda a grave doença transmitida pelo carrapato-estrela O principal vetor da Febre Maculosa no Brasil é o carrapato-estrela (Amblyomma cajennense)
O principal vetor da Febre Maculosa no Brasil é o carrapato-estrela (Amblyomma cajennense)

A Febre Maculosa é uma infecção grave, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que pode resultar em condições fatais se não tratada rapidamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, a enfermidade é uma das doenças transmitidas por carrapatos mais perigosas nas Américas. No Brasil, a doença tem se manifestado com maior frequência nas regiões Sudeste e Sul, especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, assim como em Santa Catarina.

O Carrapato-Estrela e a Febre Maculosa

O principal vetor da Febre Maculosa no Brasil é o carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), também conhecido como carrapato-de-cavalo.

Esse carrapato pode ser ser visto tanto em áreas urbanas quanto rurais. Geralmente em animais de grande porte como cavalos, bovinos, e também roedores e, principalmente, capivaras.

A Transmissão da Febre Maculosa

A transmissão da Febre Maculosa é pela picada do carrapato infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. A infecção ocorre quando o carrapato se fixa na pele da pessoa para se alimentar de sangue.

Vale ressaltar que a transmissão da bactéria ao ser humano geralmente ocorre após o carrapato estar na pele por um período de 4 a 6 horas.

Sintomas e Diagnóstico da Febre Maculosa

Os sintomas da Febre Maculosa geralmente se manifestam entre 2 e 14 dias após a picada do carrapato e podem variar bastante.

No entanto, os sinais mais comuns incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares, mal-estar e manchas avermelhadas na pele, que costumam surgir a partir do terceiro dia de infecção. A realização do diagnóstico é por meio de exames laboratoriais e observação clínica dos sintomas.

Tratamento da Febre Maculosa

O tratamento da Febre Maculosa é por meio de antibióticos. É crucial começar o tratamento médico o mais rapidamente possível após a manifestação dos sintomas, para aumentar as chances de recuperação e evitar complicações graves.

Como Prevenir a Febre Maculosa?

A prevenção é a maneira mais eficaz de combater a Febre Maculosa. Para evitar o contato com o carrapato-estrela, é fundamental evitar áreas infestadas, principalmente as de vegetação alta e densa, que são habitats naturais desses aracnídeos.

Quando for necessário visitar tais áreas, é importante usar roupas claras (para facilitar a visualização dos carrapatos), de mangas longas e calças compridas, com as bainhas das calças para dentro das meias.

Também é recomendável usar repelentes específicos contra carrapatos e realizar uma checagem completa no corpo após a exposição a áreas de risco.

Além disso, deve-se evitar o contato direto com animais silvestres, como capivaras.

A Relação da Febre Maculosa com as Capivaras

As capivaras têm um papel importante na disseminação da Febre Maculosa no Brasil. Como hospedeiros preferenciais do carrapato-estrela, esses animais costumam estar infestados por grandes quantidades de carrapatos, facilitando a proliferação do vetor.

Além disso, as capivaras têm hábitos semi-aquáticos e podem percorrer longas distâncias, o que contribui para a dispersão dos carrapatos para novas áreas.

Embora as capivaras não adoeçam por Febre Maculosa, elas são um reservatório da bactéria Rickettsia rickettsii, contribuindo significativamente para a manutenção e propagação da doença no meio ambiente.

Por isso, é crucial evitar o contato com esses animais, especialmente em áreas urbanas onde as capivaras são frequentemente vistas, como parques e áreas de preservação ambiental.

Febre Maculosa e Capivaras
As capivaras têm um papel importante na disseminação da Febre Maculosa no Brasil.
Como hospedeiros preferenciais do carrapato-estrela, esses animais costumam estar infestados por grandes quantidades de carrapatos, facilitando a proliferação do vetor.

Os Carrapatos de Cães e Gatos podem Transmitir Febre Maculosa?

De acordo com as informações mais recentes da Fiocruz, o carrapato-marrom do cão (Rhipicephalus sanguineus), comum em cães e gatos, não é o vetor primário da Febre Maculosa Brasileira.

Contrariamente ao que se possa pensar, os carrapatos que comumente parasitam cães e gatos domésticos, como o carrapato-marrom do cão (Rhipicephalus sanguineus), não são vetores primários da Febre Maculosa no Brasil.

A espécie de carrapato mais associada à transmissão da doença no país, portanto, é o carrapato-estrela (Amblyomma cajennense).