14 de maio de 2024

Desenhos do concurso “Um Mundo Mais Colorido” são selecionados

No total, 12 desenhos de alunos de escolas públicas da cidade foram escolhidos pela BRK e Secretária de Educação de Limeira


Por Redacao 019 Agora Publicado 05/11/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Um Mundo Mais Colorido
No total, 12 desenhos de alunos de escolas públicas da cidade foram escolhidos pela BRK e Secretária de Educação de Limeira

O concurso “Um Mundo Mais Colorido” teve seus desenhos selecionados na última quinta-feira, dia 28/10/21. A iniciativa é uma promoção da BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, pelo décimo ano consecutivo e faz parte do Projeto Técnico Socioambiental (PTS), financiado pela Caixa Econômica Federal.

O lançamento do concurso “Um Mundo Mais Colorido”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi em 25/08/21, data em que as escolas públicas de ensino fundamental receberam os kits do concurso, que é direcionado aos estudantes do 4° ano de 40 escolas municipais inscritas na ação.

UM MUNDO MAIS COLORIDO

A seleção dos desenhos do concurso “Um Mundo Mais Colorido” ocorreu na BRK e contou profissionais da empresa e da Secretaria Municipal de Educação.

Para Adriana Müller Del Mondo, Coordenadora e Formadora de Educação Ambiental e Ciências, o concurso vai além do estímulo ao desenho. Ademais, ele envolve percepções sociais necessárias para o desenvolvimento das crianças.

“Até o objetivo por estarmos aqui, que é a escolha dos desenhos para o calendário, não é mais o desenho pelo desenho. Temos o tema, o subtema. Dessa forma, a escola desenvolve conteúdos, que são determinados pelo planejamento do professor. Então, não é só um calendário, só um desenho. A ação tem preocupação social, ambiental e de levar conhecimento para essa criança, para que essa influência venha a agregar em sua vida e auxiliá-la em suas escolhas futuras”, explica.

A comissão julgadora do concurso “Um Mundo Mais Colorido” observou que as crianças têm trazido para os desenhos contextos e ambientes que estão inseridos na realidade delas, ou seja, se colocam também como parte da mudança necessária no mundo. Um exemplo disso, sobretudo, é o período crítico de estiagem que todo o estado de São Paulo enfrentou este ano.

“O que a gente trabalha em sala de aula chega até as famílias, assim, reflete na vida da criança em casa. Então, todos os temas que trabalhamos, como preservação do recurso hídrico e as dificuldades com a escassez de água, são muito importantes também como fonte de informação para os pais”, complementa Ana Lúcia Alves de Freitas, Chefe de Divisão do Fundamental.

CALENDÁRIO

O concurso escolheu 12 desenhos. Cada um vai ilustrar um mês do calendário 2022. Originalidade, adequação ao tema proposto, mensagem transmitida e qualidade do desenho foram os critérios de seleção.

Cada jurado escolheu um desenho e depois, em conjunto, todos se reuniram para avaliar o material selecionado.

Um Mundo Mais Colorido

Em 2021, o concurso “Um Mundo Mais Colorido” teve como tema “Terra – Planeta Água: como utilizamos nosso bem maior?”. Dessa forma, pelo processo criativo dos desenhos, as crianças foram questionadas e estimuladas a refletirem sobre a importância da água e seu uso; um tema bastante atual diante da severa estiagem vivenciada neste ano.

“A criação do desenho leva à reflexão sobre a importância da água. Neste concurso, convidamos as crianças a demonstrarem, em traços e cores, o valor do recurso e a importância de seu uso consciente. Essa é uma medida fundamental para a garantia da qualidade de vida e o acesso à água para as gerações futuras. É um compromisso coletivo diante do longo e atual período de seca”, comenta Thaís Cortina, gerente da área de Sustentabilidade da BRK Ambiental em Limeira.

Os doze estudantes que tiveram seus desenhos selecionados no concurso “Um Mundo Mais Colorido”, portanto, serão premiados com uma bicicleta e cinco exemplares do calendário. A premiação será 10/12/21 seguindo todas as exigências sanitárias e de distanciamento social recomendadas para o período.