29 de abril de 2024

Crianças sobrevivem 40 dias após queda de avião na Colômbia

Quatro irmãos indígenas Uitoto são resgatados, tendo sobrevivido na Amazônia depois do trágico acidente aéreo que matou a mãe e dois adultos


Por Redacao 019 Agora Publicado 09/06/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Crianças sobrevivem 40 dias após queda de avião na Colômbia
Crianças que sofreram acidente aéreo na Colômbia são encontradas com vida após 40 dias – Foto: Forças Militares da Colômbia/Divulgação

Em uma impressionante reviravolta nesta sexta-feira (9), as forças militares da Colômbia confirmaram que as quatro crianças desaparecidas há 40 dias após a queda de um avião foram encontradas vivas.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, compartilhou a alegria e o alívio da nação em uma entrevista, momentos depois de anunciar o resgate em suas redes sociais.

“É um grande presente para a Colômbia, um presente para a vida, nossos meninos cuidados pela selva”, disse Petro.

Crianças são encontradas vivas após 40 dias da queda de um avião na selva na Colômbia

As crianças pertencem à etnia indígena Uitoto e são irmãos de 13, nove e quatro anos, além de um bebê de 11 meses, que completou um ano durante o período na selva. Sua mãe e mais dois adultos foram vítimas fatais do acidente que aconteceu em 1° de maio.

  • Lesly Mucutuy, de 13 anos;
  • Soleiny Mucutuy, de 9 anos;
  • Tien Mucutuy, de 4 anos e
  • Cristin Mucutuy, de 11 meses

Crianças são encontradas vivas na selva 40 dias após queda de avião na Colômbia
Crianças que sofreram acidente aéreo na Colômbia sobrevivem após 40 dias
Foto: Forças Militares da Colômbia/Divulgação

Sobreviventes

O estado de saúde dos quatro irmãos resgatados, agora sob cuidados médicos, ainda é desconhecido. Anteriormente, em 17 de maio, o presidente Petro havia anunciado o resgate das crianças, mas retratou-se depois que as buscas continuaram.

A reviravolta veio quando Wilson, um dos cães que participavam da operação de busca, desapareceu. De acordo com o jornal El Colombiano, a localização das crianças aconteceu após o desaparecimento do cão.

Trágico acidente

O trágico acidente ocorreu em 1º de maio, durante uma viagem entre Caquetá e San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana. Após a falha da aeronave, houve a recuperação dos corpos dos três adultos. No entanto, as quatro crianças continuaram desaparecidas.

Até a recente descoberta, as buscas pelo selva continuaram, com pistas limitadas, que incluíam fraldas, a tampa de uma mamadeira, tesoura, mamadeira assim como um maracujá mordido. Além disso, pegadas de crianças a cinco quilômetros da cena do acidente.