28 de abril de 2024

Primeira morte por ômicron no Brasil é confirmada em GO

O paciente de 68 anos era hipertenso e tinha doença pulmonar obstrutiva crônica


Por Redacao 019 Agora Publicado 06/01/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A primeira morte causada pela variante ômicron do coronavírus no Brasil foi confirmada nesta quinta-feira (6) pela secretaria de saúde de Aparecida de Goiânia, município de Goiás (GO).


Um homem de 68 anos morreu após ter testado positivo para a nova cepa na cidade, que fica na Grande Goiânia.


O paciente era hipertenso e tinha doença pulmonar obstrutiva crônica. De acordo com a pasta, o homem estava imunizado com 3 doses da vacina contra a Covid.


Estudo elaborado por meio de sequenciamento genômico na cidade detectou a circulação de 90% da variante ômicron nos casos de coronavírus registrados em Aparecida de Goiânia.


ÔMICRON JÁ REPRESENTA 92,6% DOS TESTES POSITIVOS DE COVID NO BRASIL


A variante ômicron já representa 92,6% dos testes positivos para detecção de Covid no Brasil, indica levantamento feito por laboratórios do país divulgado nesta quinta-feira.


Na versão anterior do mesmo estudo, lançado em 29 de dezembro, a cepa aparecida com predominância de 31,7%.
O novo trabalho, realizado no período de 26 de dezembro a 1º de janeiro, foi coordenado pelo ITpS (Instituto Todos pela Saúde) em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular.


A investigação envolveu mais de 2.400 testes RT-PCR especiais feitos nas duas redes de laboratórios. Constatou-se assim que 337 foram positivos para o Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19. Dentre esses, 312 (92,6%) eram de infecções causadas pela nova variante.


Segundo o ITpS, no intervalo de dias do levantamento, a cepa foi encontrada em 80 municípios de oito estados brasileiros: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.


A ômicron foi sequenciada inicialmente na África do Sul em novembro do ano passado. Dados preliminares indicam que ela é mais transmissível que outras variantes, como a delta, embora não desenvolva quadros graves em muitos dos infectados.


A velocidade de contágio da variante é apontada como a causa pelo aumento de casos de Covid no Brasil registrado nos últimos dias. A média móvel de casos chegou agora a 9.874, crescimento de 223% em relação aos dados de duas semanas atrás.