02 de maio de 2024

Agosto tem recorde de empresas abertas em SP em 2023

Registros da Jucesp mostram que 30,6 mil novos empreendimentos foram criados no mês passado; Governo de SP prioriza políticas públicas de geração de emprego e renda


Por Redacao 019 Agora Publicado 08/09/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A abertura de empresas em todo o estado de São Paulo teve o volume mais alto de 2023 em agosto. De acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), 30.697 novos negócios foram abertos em todos os 645 municípios paulistas em agosto. Até então, o melhor resultado deste ano havia sido em março, com 30.023 empresas abertas em um único mês.

Recorde de empresas abertas em SP

De janeiro a agosto, a Jucesp registrou um total de 208.761 novas empresas, o que reflete o ritmo crescente da economia paulista em 2023. Desde o início do ano, a gestão do governador Tarcísio de Freitas prioriza a implementação de políticas públicas de incentivo à geração de empregos e de renda assim como ao empreendedorismo.

“Além de uma série de medidas de incentivo promovida pelo Governo de SP, a Junta Comercial tem buscado digitalizar os serviços e desburocratizar os processos. Acelerando, portanto, a criação de novos CNPJs. Estamos focados em facilitar a criação de novos negócios, fomentar o ambiente empreendedor e gerar emprego”, destacou o presidente da Jucesp, Márcio Massao Shimomoto.

O volume de empresas abertas em São Paulo em agosto também é o maior dos últimos 12 meses – no último quadrimestre de 2022. A melhor marca foi em setembro, com 26.154 novos negócios em todo o estado.

Marca histórica na capital

Assim, seguindo a tendência do estado, a cidade de São Paulo também bateu o recorde de abertura de empresas no mês de agosto. Foram 13.402 novos CNPJs na capital paulista em agosto. O maior número da série histórica da Jucesp do Governo de SP, iniciada em 1998.