Crianças sobrevivem 40 dias após queda de avião na Colômbia
Quatro irmãos indígenas Uitoto são resgatados, tendo sobrevivido na Amazônia depois do trágico acidente aéreo que matou a mãe e dois adultos
Em uma impressionante reviravolta nesta sexta-feira (9), as forças militares da Colômbia confirmaram que as quatro crianças desaparecidas há 40 dias após a queda de um avião foram encontradas vivas.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, compartilhou a alegria e o alívio da nação em uma entrevista, momentos depois de anunciar o resgate em suas redes sociais.
“É um grande presente para a Colômbia, um presente para a vida, nossos meninos cuidados pela selva”, disse Petro.
Crianças são encontradas vivas após 40 dias da queda de um avião na selva na Colômbia
As crianças pertencem à etnia indígena Uitoto e são irmãos de 13, nove e quatro anos, além de um bebê de 11 meses, que completou um ano durante o período na selva. Sua mãe e mais dois adultos foram vítimas fatais do acidente que aconteceu em 1° de maio.
- Lesly Mucutuy, de 13 anos;
- Soleiny Mucutuy, de 9 anos;
- Tien Mucutuy, de 4 anos e
- Cristin Mucutuy, de 11 meses
Sobreviventes
O estado de saúde dos quatro irmãos resgatados, agora sob cuidados médicos, ainda é desconhecido. Anteriormente, em 17 de maio, o presidente Petro havia anunciado o resgate das crianças, mas retratou-se depois que as buscas continuaram.
A reviravolta veio quando Wilson, um dos cães que participavam da operação de busca, desapareceu. De acordo com o jornal El Colombiano, a localização das crianças aconteceu após o desaparecimento do cão.
Trágico acidente
O trágico acidente ocorreu em 1º de maio, durante uma viagem entre Caquetá e San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana. Após a falha da aeronave, houve a recuperação dos corpos dos três adultos. No entanto, as quatro crianças continuaram desaparecidas.
Até a recente descoberta, as buscas pelo selva continuaram, com pistas limitadas, que incluíam fraldas, a tampa de uma mamadeira, tesoura, mamadeira assim como um maracujá mordido. Além disso, pegadas de crianças a cinco quilômetros da cena do acidente.