22 de julho de 2024

Agente norte-coreano pode ser preso a qualquer momento por violação das sanções da ONU

Relatório revela atividades ilícitas e esquemas para driblar sanções da ONU


Por Redacao 019 Agora Publicado 30/05/2024
Ouvir: 00:00
Kim-Jong-un-agente-norte-coreano-pode-ser-preso-a-qualquer-momento
Relatório revela atividades ilícitas e esquemas para driblar sanções da ONU – Foto: KCNA/Divulgação/EPA/Agência Lusa

O governo Norte-Coreano de Pyongyang não quer que ninguém “saiba muito” das suas operações, o que torna impossível escapar do olhar atento das Agências Internacionais. Elas monitoram a aplicação das sanções das Nações Unidas (ONU) à Coreia do Norte.

Agente norte-coreano pode ser preso a qualquer momento por violação das sanções da ONU à Coreia do Norte

O grupo de trabalho desempenha suas funções continuamente desde 2009. De acordo com as resoluções do CSNU, sua criação teve o objetivo abrir um caso especial para investigar o governo de Pyongyang estar sujeito a sanções do CSNU que quer pressionar e fazer com que a Coreia do Norte acabe com todos os programas de desenvolvimento de armas nucleares.

Sanções e negócios obscuros

O grupo de trabalho a “versão final” diz que a Coreia do Norte tem nas costa cerca de 112 sanções nos últimos 12 meses. Inclusive através de negócios obscuros por meio de um cidadão norte-coreano chamado Sr. Nam Cheol- woong.

Quem é Nam Cheol-woong?

O relatório afirma que Nam Cheol-woong tem 55 anos e é funcionário da Agência Central de Inteligência, ou RGB, uma das principais agências de inteligência da Coreia do Norte.

Sua posição é a de chefe do ramo de funcionários da RGB, na China e no Sudeste Asiático.

A importância do RGB

A Coreia do Norte tem muitas agências de inteligência, mas o RGB é muito importante como um “mecanismo importante” para manter o poder do atual líder supremo Kim Jong-un.

A família Kim está envolvida em negócios obscuros e práticas religiosas e “há evidências”, por exemplo, de que esta agência de inteligência está envolvida com o assassinato do Sr. Kim Jong-Nam, meio-irmão do Sr. Kim Jong-Un, na Malásia em 2017.

Alguns conteúdos do relatório final da equipe de observadores fornece mais informações sobre as operações internacionais da RGB, dentro da gestão do Sr. Nam Cheol-woong. É claro que isto é uma violação da Resolução 2270 do CSNU, que tem certificação.

Em março de 2016 pelo local para onde o Sr. Nam Cheol-woong viajou para realizar negócios em violação da resolução do CSNU. Acontece em muitos países do Sudeste Asiático, um dos quais é a Tailândia.

Operações internacionais e violações das sanções da ONU à Coreia do Norte


O relatório da equipe de observadores afirmou que para escapar às sanções do CSNU assim como de inspeção de tantas outras agências, o Sr. Nam Cheol-woong usou o método de abrir uma empresa paralela.

A maioria das empresas possui escritórios na Tailândia e no Laos. Eles estão em nome de terceiros que são cidadãos desse país, como afirma claramente a resolução de sanções do CSNU.

Trabalho no exterior e documentos falsos



Os cidadãos norte-coreanos não tem autorização para trabalhar no exterior. Isso porque existe a preocupação de que essas receitas devem ser devolvidas ao governo de Pyongyang. O que significa, no entanto, que os benefícios nunca irão para o povo.

O Sr. Nam Nam Cheol-woong usou documentos falsos para fazer acordos comerciais com várias partes. O objetivo, entretanto, é contrabandear vários bens e matérias-primas importantes de volta para a Coreia do Norte. Especialmente combustível e uma matéria-prima essencial para o programa de desenvolvimento de armas da Coreia do Norte.

E também há muitos produtos de luxo, para mimar o estilo de vida luxuoso da família Kim bem como a classe dominante na Coreia do Norte contra a qualidade de vida das pessoas.

O relatório também afirmou que Nam Cheol-woong contrabandeava óleo lubrificante. Ele o fazia por meio de uma empresa da Tailândia para outra empresa que tem ligações com agências de segurança norte-coreanas.

Risco de prisão



Mesmo que todas as atividades comerciais obscuras de Nam Cheol-woong sejam definitivamente contra a lei em nível nacional e internacional, também existe um grande risco de ser preso a qualquer momento.