14 de maio de 2024

Apla e ApexBrasil levam 23 empresas brasileiras para a Guatemala

Empresas brasileiras ligadas ao Projeto Brazil Sugarcane visitam grupos açucareiros de 11 a 15 de dezembro


Por Redacao 019 Agora Publicado 07/12/2023
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Apla e ApexBrasil levam 23 empresas brasileiras para a Guatemala
Rodadas de negócios fazem parte da programação da delegação do Brasil – Foto: Divulgação

O Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, realizam de 11 a 15 de dezembro missão técnica e comercial na Guatemala.

A ação internacional com 23 empresas brasileiras contempla ampla programação com visitas técnicas e encontros comerciais em engenhos e nos principais grupos açucareiros do país. Os fornecedores do Brasil vão ofertar seus produtos, máquinas, equipamentos, serviços e soluções para produção de açúcar, etanol, bioenergia e todos os bioprodutos derivados da cana-de-açúcar.

Importante comprador da tecnologia brasileira voltada para o setor sucroenergético, a Guatemala é o sexto maior exportador de açúcar do mundo, de acordo com a Organização Internacional do Açúcar.

O diretor-executivo do Apla e organizador da missão, Flavio Castellari, avalia o país como um dos mais importantes mercados para os fornecedores brasileiros. “Durante a missão, vamos conhecer mais de nove engenhos com a realização de visitas técnicas e de rodadas de negócios com os nossos participantes mostrando seus portfólios com as mais diversas soluções e tecnologias do Brasil.”

Na Guatemala, 60% da produção de açúcar vai para exportação e os 40% restantes ficam no país para o consumo local. Sendo, assim, uma das principais atividades econômicas para o país. Em busca da redução de emissões de gases de efeito estufa e da diversificação de fontes de energia, a partir de 2024 a Guatemala vai aderir à mistura obrigatória de 10% do etanol na gasolina em todo o país.

Sobre o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution

 Desde 2007, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution – uma parceria entre o Apla e a ApexBrasil – agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético. Ele cobre a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, ampliação de variedades de cana e prestação de serviços diversos. Até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados.

Apla e ApexBrasil levam empresas brasileiras para a Guatemala
Grupo de brasileiros vão visitar grupos açucareiros da Guatemala – Foto: Divulgação

Diversas ações são realizadas pelo Brazil Sugarcane, com destaque para o Projeto de Promoção Comercial de Exportações dos Equipamentos, Produtos e Serviços das Empresas do Setor Sucroenergético que, em parceria com a ApexBrasil, realiza rodadas de negócios em diversos países e participações em feiras, conferências e encontros com especialistas do setor, como por exemplo, o Ethanol Talks e a Datagro Conferences. No Projeto Comprador e Imagem, o Apla e a ApexBrasil organizam receptivo de interessados no mercado sucroenergético nacional, fomentando e ampliando o comércio exterior.

As empresas brasileiras com interesse em integrar-se ao projeto setorial devem pertencer ao setor sucroenergético. E, além disso, apresentar um portfólio de produtos, serviços ou soluções com potencial exportador.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos

estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior. Como, por exemplo, missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais. Bem como visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil. Sempre, portanto, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.