27 de maio de 2024

MIS Campinas inaugura sala permanente dedicada a Hercule Florence

Abertura será neste sábado, 18, Dia Internacional dos Museus. Projeto prevê visitas guiadas, página na internet com o conteúdo da exposição e oficinas


Por Redacao 019 Agora Publicado 14/05/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
mis-museu-imagem-som-campinas
Abertura será neste sábado, 18, Dia Internacional dos Museus. Projeto prevê visitas guiadas, página na internet com o conteúdo da exposição e oficinas

O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) inaugura neste sábado, 18 de maio, uma sala expositiva inédita e permanente dedicada a Hercule Florence, responsável pela descoberta isolada da fotografia. A cerimônia de abertura será às 10h, com a visitação pública das 12h às 16h. A entrada é gratuita.

Os visitantes poderão explorar a cronologia da vida de Hercule Florence e suas experiências na invenção da fotografia por meio de protótipos tridimensionais, vídeos, totens, painéis assim como QR Codes explicativos. O projeto, contemplado pelo ProAC, conta com a parceria do Instituto Hercule Florence, responsável pela preservação das obras e escritos do artista, e inclui ações educativas e recursos de acessibilidade.

Programação e Atividades

A sala oferecerá visitas guiadas para estudantes de escolas públicas e privadas, uma página na internet com o conteúdo da exposição, material educativo disponível para download gratuito em PDF. Além de exemplares físicos distribuídos gratuitamente. Haverá também oficinas de reconstrução do método de Hercule Florence. Bem como oficinas em escolas para incentivar visitas à exposição e disseminar conhecimentos sobre fotografia e os inventos de Florence.

A programação de abertura incluirá uma mesa de debates com a presença de Fernanda Pitta, curadora; Rubens Fernandes Jr., historiador e colecionador de fotografias; Sérgio Burgi, diretor do Instituto Moreira Salles; e mediação de Francis Lee, diretora do Instituto Hercule Florence. Após o debate, haverá uma visita guiada com representantes do Festival Hercule Florence e do Instituto Hercule Florence.

Na véspera, sexta-feira, 17 de maio, acontecerá a oficina prática experimental “As Impressões de Hercule Florence” com Roger Sassaki, fotógrafo especializado em processos históricos fotográficos. A oficina será das 9h às 18h, e as inscrições podem ser feitas neste link.

No domingo, 19 de maio, será realizada uma caminhada fotográfica para explorar a história de Campinas através da fotografia. A caminhada começará às 9h no MIS, passando pelo centro de Campinas, o busto de Hercule Florence no Largo São Benedito, a antiga casa de Hercule Florence no marco zero da cidade. E, em seguida, retorna ao MIS. A atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Serviço

Inauguração da Sala Hercule Florence

  • Data: 18/05 (sábado)
  • Horário: 10h (mesa redonda), 12h às 16h (abertura ao público)
  • Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS)
  • Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro
  • Entrada: Gratuita

Para mais informações, acesse o Instagram do MIS Campinas.