13 de maio de 2024

Carne Plant Based: o caminho para alimentar o mundo de forma sustentável

Grandes companhias se preparam para o desafio de alimentar a população mundial de forma responsável. Atenta à necessidade, a multinacional Unilever apresenta ao Brasil a The Vegetarian Butcher – marca de carnes feitas com ingredientes de origem vegetal


Por Dino Publicado 18/02/2021 Atualizado 20/02/2021
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Grandes companhias se preparam para o desafio de alimentar a população mundial de forma responsável. Atenta à necessidade, a multinacional Unilever apresenta ao Brasil a The Vegetarian Butcher – marca de carnes feitas com ingredientes de origem vegetal

Uma dieta baseada em carne de origem animal pesa na consciência e no bolso como nunca pesou antes. As classes ambientais e cientificas abrem espaço nos noticiários e vêm a público pedir pela conscientização mundial em relação ao consumo desenfreado da proteína animal. Com uma população que cresce em média 83 milhões de pessoas/ano – o mundo terá aproximadamente 10 bilhões de habitantes até 2050 – as grandes indústrias encaram o desafio de encontrar soluções para alimentar o mundo de forma sustentável. No Brasil, de acordo com uma pesquisa publicada em 2020 pelo The Good Food Institute, o apetite em relação às proteínas vegetais vem crescendo. Dos 1852 entrevistados para o estudo, 89% provariam carne vegetal, 72% comprariam produtos desta categoria e 52% fariam a substituição de carne animal por carne vegetal.

A Unilever, companhia anglo-holandesa com atuação global, embarcou na tendência desde 2018, quando adquiriu a The Vegetarian Butcher – carne plant-based criada pelo açougueiro holandês Jaap Korteweg, hoje presente em mais de 30 países entre Europa, Ásia e América Latina. Um dos cases mais notáveis de desenvolvimento da tecnologia e receita adotou a meta de se tornar o maior açougue do mundo.

A marca que revolucionou o cenário de alimentação na Europa chegou ao Brasil em 2020 com venda exclusiva para o food service. Os produtos da linha – carne moída, almôndega, empanado de frango e hambúrguer – oferecem uma aproximação com o dia a dia do consumidor. “A nossa proposta é mudar o sistema sem mudar as tradições. Isso passa por apresentar um portfólio completo que vai do hambúrguer de final de semana, até a carne moída que faz parte do prato feito do brasileiro”, diz Camille Lau, gerente de marketing da Unilever Food Solutions que, por ser vegetariana, se envolveu pessoalmente na vinda do produto para o Brasil.

Os produtos da marca The Vegetarian Butcher são produzidos com ingredientes naturais de origem sustentável, incluindo soja não transgênica, proveniente de áreas de não desflorestamento, óleo de coco e óleo de girassol e oferece sabor e textura idênticas à carne de origem animal. A evolução da marca e a chegada ao Brasil miram em um público crescente cada mais interessado no equilíbrio – os “flexitarianos”, que também têm afinidade com boas práticas agrícolas, proteção do meio ambiente e alimentação saudável. Depois da abertura para redes de refeições casuais e já ter o produto implementado em mais de 180 endereços divididos entre São Paulo e Rio de Janeiro, a marca se prepara para entrar na categoria de restaurantes independentes, planejando uma “invasão plant-based” em bares e restaurantes de todo o Brasil.

Website: https://www.unileverfoodsolutions.com.br/dicas-e-servicos/the-vegetarian-butcher.html