15 de maio de 2024

Podcasts crescem e Brasil ocupa o 5ª lugar no ranking mundial

Segundo pesquisa do Ibope, o Brasil é o 5º maior consumidor de podcasts no mundo; com o crescimento, o mercado fica cada vez mais exigente e consultorias buscam auxiliar os iniciantes a otimizar seu trabalho


Por Dino Publicado 12/07/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Fonte de informação e entretenimento, os podcasts, programas narrados exibidos em plataformas digitais sobre temas diversos, estão crescendo e cada vez mais fazendo parte do cotidiano da vida coletiva.

De acordo com um estudo realizado pela Globo com a Kantar Ibope Media, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de países que mais consomem podcasts. 57% dos ouvintes afirmaram ter passado a consumir esse tipo de mídia no período da pandemia.

Ainda segundo a Pesquisa Globo Podcast em 2020, o perfil predominante dos ouvintes é constituído por homens de 25 a 34 anos, da classe C. Em sua grande maioria, habitantes da região Sudeste.

PODCASTS



Assim como os tradicionais programas de rádio, os podcasts costumam ser ouvidos durante tarefas domésticas, no trânsito e junto às atividades físicas. Sendo o grande atrativo desse tipo de formato a linguagem mais informal sobre alguma área de interesse por parte do ouvinte.

Tais características do formato, junto ao crescimento das plataformas, fizeram com que muitos ouvintes passassem a ter interesse em produzir seus próprios podcasts.

No entanto, por ser um formato que já está ativo desde 2004, muito se aprimorou. Hoje em dia, as exigências para inaugurar um podcast com um alcance, qualidade e conteúdo satisfatórios são grandes.

Caso contrário, é bem provável que um programa feito de forma amadora não tenha um alcance e repercussão desejados.

PRODUÇÃO DE PODCASTS

Fernando Vítolo, comunicador e fundador da Younik, afirma que um grande erro que os iniciantes cometem é ficar pensando somente em número de visualizações ou de plays. 

Para Vítolo, o negócio precisa pensar estrategicamente, qual público deseja atingir, o que o seu cliente quer ouvir e pensar profissionalmente sobre como manter um podcast com qualidade.

Desse modo, as métricas para atingir resultados satisfatórios em termos de conteúdo e público se tornam mais palpáveis. E a plataforma passa a ser um investimento mais assertivo.

PODCASTS PROFISSIONAIS

A Younik atua junto dos seus clientes desde a gravação, edição, publicação, SEO dos episódios até a administração dos comentários nas plataformas.

De acordo com Vítolo, é muito mais fácil para quem está começando, ter uma assessoria já estruturada com cases de sucesso para que a fase inicial não seja tão penosa.