15 de maio de 2024

Alibaba Group anuncia meta de neutralidade de carbono até 2030

O Alibaba Group tem meta de neutralidade de carbono para os escopos 1 e 2, e redução de 50% na intensidade de carbono para o escopo 3 até 2030Alibaba Cloud tem meta de neutralidade para os escopos 1, 2 e 3 até 2030O grupo lança uma nova dimensão de escopo 3+ para possibilitar 1,5 gigatonelada de descarbonização em todo o ecossistema Alibaba até 2035


Por Dino Publicado 17/12/2021 Atualizado 20/12/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Alibaba Group Holding Limited (NYSE: BABA e HKEX: 9988, o “Alibaba” ou o “Alibaba Group”) anunciou hoje um compromisso de atingir neutralidade de carbono em suas próprias operações até 2030 e criou uma meta de escopo 3+, uma iniciativa pioneira que busca possibilitar 1,5 gigatonelada de descarbonização em todo o seu ecossistema até 2035.

Os detalhes de suas metas, inclusive o raciocínio e a definição do recém-introduzido conceito de escopo 3+, estão presentes no primeiro Alibaba Carbon Neutrality Action Report, o relatório de ação para a neutralidade de carbono do grupo. O Alibaba tem a intenção de fornecer atualizações anualmente, com progressos verificados por auditores credenciados.

“Desejamos ser uma força por mudanças positivas e inovadoras na sociedade. Nossa estratégia de governança ambiental, social e corporativa (environmental, social and corporate governance, ESG) está fundamentada em nossa missão de ser uma boa empresa que viverá por 102 anos e é a base vital do desenvolvimento futuro do Alibaba”, declarou Daniel Zhang, presidente do conselho e CEO do Alibaba Group.

“Vamos utilizar nossa influência única como operador de plataforma para mobilizar ações e mudanças de comportamento entre consumidores, comerciantes e parceiros na China e no mundo todo com nossa recém-proposta meta de escopo 3+ de reduzir as emissões de carbono em 1,5 gigatonelada até 2035.”

Roteiro da neutralidade de carbono

O Alibaba Group tem o compromisso com a neutralidade em emissões de carbono para escopos 1 e 21 até 2030, e definiu uma meta de 50% em redução de intensidade de carbono para escopo 32 até 2030 tendo como parâmetro os níveis de 2020. O Alibaba Cloud vai se responsabilizar por uma meta de escopo 3 superior e busca atingir a neutralidade de carbono até 2030 em todos os três escopos.

O Alibaba Group tem o compromisso de participar da Science Based Targets initiative (SBTi) e se alinhou a suas medidas e estratégia de descarbonização com o compromisso “Ambição de negócios para 1,5 °C”, uma meta fundamental para evitar os impactos catastróficos de mudanças climáticas delineada no Acordo de Paris de 2015.

O Alibaba vai adotar uma abordagem sistemática e com base científica para planejar e administrar iniciativas de descarbonização. Isso inclui utilizar tecnologias que poupem energia e aumentem a eficiência para reduzir emissões, transformar ativamente a estrutura energética com uso progressivo de recursos renováveis e explorar iniciativas de remoção de carbono. Como princípio geral, a empresa prioriza a redução sobre a remoção de carbono, e a remoção sobre a compensação.

Pioneiro na aspiração do “escopo 3+”

Além disso, como importante empresa global de plataforma, o Alibaba tem o compromisso de assumir mais responsabilidade para ser pioneiro no conceito de “escopo 3+”, que se refere às emissões geradas por uma variedade maior de participantes do ecossistema da plataforma, atualmente fora dos escopos 1, 2 e 3. Isso deu início ao projeto “1,5 gigatonelada para 1,5 °C”, que envolve o compromisso de possibilitar 1,5 gigatonelada de descarbonização em seu ecossistema até 2035.

“Acreditamos que o uso de plataformas digitais pode desempenhar um importante papel na promoção de um modelo econômico circular de baixo carbono capaz de possibilitar o atingimento da meta de 1,5 °C do Acordo de Paris.

O conceito de ‘escopo 3+’ se baseia no potencial de utilizar nossas plataformas digitais para influenciar e promover produtos, serviços e comportamentos de baixo carbono entre um grupo mais amplo de partes envolvidas em nosso ecossistema e compartilhar nossas tecnologias e ferramentas de negócios eficientes no uso de energia com nossos clientes e parceiros de negócios para reduzirmos juntos a pegada de carbono”, afirmou o Dr. Chen Long, vice-presidente do Alibaba Group e presidente do Comitê de Gestão de Sustentabilidade do Alibaba.

O Alibaba vai aprimorar continuamente sua medição e métricas de redução de carbono no escopo 3+ por meio de trabalho e parcerias com importantes organizações especializadas do mundo todo.

Corpo de governança dedicado a ESG

O Alibaba também anunciou hoje uma nova estrutura de governança de ESG com três níveis para supervisionar, possibilitar e apoiar o atingimento de suas metas de neutralidade de carbono e metas de ESG mais amplas. O corpo de governança dedicado a ESG inclui:

  1. um Comitê de Sustentabilidade no nível do conselho administrativo, presidido por Jerry Yang, diretor independente. Os demais membros do comitê são Walter Teh Ming Kwauk, Joe Tsai e Maggie Wu;
  2. um Comitê de Gestão de Sustentabilidade a cargo de planejamento estratégico, definição de metas e gestão;
  3. um grupo de ação de ESG por todo o grupo, composto de representantes de cada unidade de negócios no nível operacional, responsável por coordenação e execução.