15 de maio de 2024

Piracicaba oferece mais de 230 aulas gratuitas à população

Em vigor a partir da segunda quinzena de setembro, as aulas começam diariamente às 6h15, com os grupos de condicionamento físico, e terminam às 20h, com a última turma de musculação. Também estão disponíveis as seguintes modalidades: alongamento, atividades lúdicas, atividades motoras, atividades orientadas, caminhada, cross training, dança fit, defesa pessoal, ginástica cerebral, ginástica funcional, ginástica laboral, ginástica localizada, ginástica motora, grupo de corrida, grupo de recuperação pós-Covid, macroginástica, pilates, quimbol e vôlei adaptado


Por Redacao 019 Agora Publicado 19/09/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com o aval dos órgãos de saúde para a retomada das atividades físico-esportivas presenciais, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), prepara uma série de ações para a população piracicabana. São mais de 230 aulas gratuitas, oferecidas de segunda a sexta-feira, em diferentes regiões da cidade. “Nós temos pilares que queremos promover constantemente, entre eles o trabalho de saúde e prevenção. Vamos colocar um foco grande no fortalecimento de uma cultura esportiva na cidade. Queremos valorizar a participação do cidadão, engajar mais as pessoas”, disse o secretário Hermes Balbino.

A iniciativa é realizada pelo PAM (Programa de Atividades Motoras) nos seguintes bairros: Água Branca, Alvorada, Bairro Alto, Caxambu, Centro, Chácara Nazaré, Chapadão, Eldorado, Ipanema, Jaraguá, Jardim das Flores, Jardim Gilda, Jardim Itapuã, Jardim Monumento, Jardim Panorama, Jardim Planalto, Jupiá, Monte Líbano, Nova Piracicaba, Nova Iguaçu, Paulista, Piracicamirim, Tatuapé, Vila Cristina, Vila Rezende.


As aulas de pilates são oferecidas em diversos núcleos, entre eles o Parque da Rua do Porto
As aulas de pilates são oferecidas em diversos núcleos, entre eles o Parque da Rua do Porto – Foto Leonardo Moniz:/Selam


Em vigor a partir da segunda quinzena de setembro, as aulas começam diariamente às 6h15, com os grupos de condicionamento físico, e terminam às 20h, com a última turma de musculação. Também estão disponíveis as seguintes modalidades: alongamento, atividades lúdicas, atividades motoras, atividades orientadas, caminhada, cross training, dança fit, defesa pessoal, ginástica cerebral, ginástica funcional, ginástica laboral, ginástica localizada, ginástica motora, grupo de corrida, grupo de recuperação pós-Covid, macroginástica, pilates, quimbol e vôlei adaptado.

As vagas estão abertas, mas são limitadas  e o cadastro deve ser feito diretamente com os professores nos núcleos. Em outubro, serão abertas as inscrições para as aulas de hidroginástica. Todos os locais e horários em que as atividades são realizadas podem ser consultados pelo telefone (19) 3422-0233 ou pelo Instagram @pam.piracicaba.
Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, apresentar o documento de identidade e o atestado médico, além de levar roupas apropriadas para a prática esportiva. Coordenado pela professora Monica Graner, o PAM foi idealizado na década de 1980 e é promovido pela Selam.


O metalúrgico aposentado Orides Urbano é aluno das aulas de musculação no estádio municipal
O metalúrgico aposentado Orides Urbano é aluno das aulas de musculação no estádio municipal – Foto: Leonardo Moniz/Selam


RETOMADA

Para os alunos, a retomada das atividades representou ‘alívio’. O metalúrgico aposentado Orides Urbano, 73 anos, enalteceu as aulas de musculação. “Parei na pandemia e senti que os músculos enfraqueceram. Eu me sentia muito mal, mas nessa volta já melhorei bastante. A cabeça também ficou ‘boa’, saio daqui mais animado”, contou.

Companheira de treino de Orides, a costureira Célia da Silva Gomes Folegoti, 58 anos, participa há quase uma década anos das aulas, que ela considera essenciais para a saúde. “Voltar a treinar representou muito para mim. Eu estava depressiva em casa. A gente precisa disso para o corpo e para a mente. É um estímulo para a vontade de viver. O trabalho dos professores está ajudado muito, incentivando e ensinando. A interação social também é positiva, mas não adianta vir aqui só para ficar conversando (risos)”, concluiu.



No núcleo do bairro Caxambu, também estão disponíveis atividades de pilates solo coletivo
No núcleo do bairro Caxambu, também estão disponíveis atividades de pilates solo coletivo – Foto: Leonardo Moniz/Selam