13 de junho de 2024

Projeto Rodas Empreendedoras da BRK em Sumaré inicia etapa de produção de cosméticos naturais

Iniciativa da BRK de Sumaré visa capacitar mulheres e promover o empreendedorismo local


Por Redacao 019 Agora Publicado 26/05/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
projeto-rodas-empreendedoras-brk-sumaré
Iniciativa visa capacitar mulheres e promover o empreendedorismo local

A BRK, concessionária de serviços de água e esgoto em Sumaré, deu início em maio à segunda edição do projeto Rodas Empreendedoras, que oferece oficinas para a produção de cosméticos naturais. Com a participação de 20 mulheres, o projeto tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino, transformar vidas e incentivar o empreendedorismo, ampliando as oportunidades de geração de renda e impulsionando a economia local.

Rodas Empreendedoras BRK

Na última semana, as participantes começaram a confeccionar sabonetes e, até o final deste mês, receberão kits contendo mais de 30 itens para aplicar o conhecimento adquirido nas oficinas e iniciar a produção artesanal de produtos de higiene. O programa é dividido em quatro módulos que abordam:

  1. Economia Criativa
  2. Empreendedorismo e Gestão
  3. Criação de Produtos e Design
  4. Exposição, Venda, Troca e Parcerias

Objetivos do Projeto

“Um dos pilares estratégicos da BRK é apoiar o desenvolvimento socioeconômico das cidades onde atua para aumentar a empregabilidade. Essa ação está alinhada com a responsabilidade socioambiental da companhia”, explica Thaís Cortina, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK em Sumaré.

Encontros e Local

Os encontros ocorrem às quintas-feiras, no período da tarde, na Escola Estadual Marinalva Gimenes Colossal da Cunha, no bairro Parque Jatobá.

Impacto Social

Rita Martins, uma das treinadoras do projeto, destaca que o Rodas Empreendedoras vai além da capacitação técnica, proporcionando ensinamentos para o convívio social. “Perpassa, pelo menos para mim, em questões que vão muito além da cosmética, por incentivar e promover a aprender capacidades internas que vão ajudá-las a desenvolver, por exemplo, o conviver, e a colaborar, capacidade fundamental para se relacionar. Então, estamos falando de cosmético, mas por baixo disso a gente prepara também para desenvolver o humano também, uma capacidade interna”, diz.

O Projeto Rodas Empreendedoras é uma iniciativa que, ao focar na capacitação de mulheres para a produção de cosméticos naturais, promove não apenas o desenvolvimento econômico, mas também o social. Fortalecendo, assim, laços comunitários e habilidades interpessoais.