19 de maio de 2024

São José do Rio Pardo inaugura primeiro Instituto Médico Veterinário Legal do Brasil

Deputado estadual Murilo Félix (Podemos), defensor da causa animal, enviou recursos para a viabilização do IMVL


Por Redacao 019 Agora Publicado 29/07/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
São José do Rio Pardo inaugura primeiro Instituto Médico Veterinário Legal do Brasil
O evento reuniu protetores e lideranças que celebraram o avanço. como a vereadora Tatiane Lopes (Podemos), de Limeira,

O interior do Estado de São Paulo é pioneiro em um serviço público que possibilitará a emissão de laudos técnicos para embasar inquéritos policiais para apuração e punição por crimes contra os animais. Através do deputado estadual Murilo Félix (Podemos), defensor da causa animal, e do prefeito de São José do Rio Pardo, Marcio Zanetti (PTB), a cidade conta agora com o primeiro Instituto Médico Veterinário Legal (IMVL) do Brasil. Representante da Polícia Civil na cerimônia de inauguração realizada ontem, o delegado Ademir Delfino explicou a importância do IMVL nos trabalhos investigativos.

“A Polícia Civil agora terá respaldo para o encaminhamento dos animais vítimas de maus-tratos para a emissão de laudo que instruirá os inquéritos”, esclareceu.

Murilo, que enviou emendas parlamentares para a implantação do primeiro IMVL do país através de um trabalho conjunto com Zanetti, comemorou a conquista em sete meses de mandato.

“Muitos protetores têm a sensação de que estão enxugando gelo porque faltava esse mecanismo legal de punição. Eles faziam o resgate, mas o autor dos maus-tratos continuava impune muitas vezes”. E completou. “Ter sido o deputado que concretizou esse projeto é um sonho realizado. A partir de agora, haverá laudo pericial, com fé pública, para comprovar que quem agrediu o animal será punido conforme a legislação”.

O prefeito Márcio Zanetti lembrou que tem um compromisso de proteção e bem-estar animal. “E para que de fato possamos utilizar a legislação em benefício dos animais é precisamo esse espaço para que os trabalhos da polícia se concretizem. Com o apoio do deputado Murilo Félix foi possível inaugurar o primeiro IMVL do país”, destacou.

O evento reuniu protetores e lideranças que celebraram o avanço. Da região, estiveram presentes a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) e Alessandro Almeida (Podemos), de Rio Claro.

O ativista Luiz Scalea comemorou. “O IMVL é um divisor de águas. Existe agora um antes e depois deste serviço. Parabéns ao deputado Murilo Félix, que é um amante dos animais”. O parlamentar é autor de indicação (2098/2021) e projeto de lei (288/2021) que autoriza o Poder Executivo a criar o Instituto Médico Veterinário Legal.

LIMEIRA

Murilo informou que seu mandato está à disposição dos prefeitos, vereadores e todos que queiram implantar esse e outros serviços para a causa animal. “Em Limeira tenho várias demandas encaminhadas pela vereadora Tatiane Lopes, a primeira da causa animal, e estou à disposição do prefeito Mario Botion, quem também considero sensível a esse tema”, explica. Para a cidade, através da vereadora, serão destinados R$ 100 mil inicialmente por meio de emendas chegarão neste semestre e possibilitarão serviços gratuitos de castração, microchipagem e vermifugação.