09 de maio de 2024

Ronda Escolar intensificada: GCM de Limeira reforça segurança nas escolas

Ação faz parte do programa "Tolerância Zero" e visa aumentar a segurança nos estabelecimentos educacionais da cidade


Por Redacao 019 Agora Publicado 11/04/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Ronda Escolar intensificada GCM de Limeira reforça segurança nas escolas
Ação faz parte do programa “Tolerância Zero” e visa aumentar a segurança nos estabelecimentos educacionais da cidade – Foto: Wagner Morente

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira intensifica o patrulhamento nas 82 escolas da rede municipal, englobando unidades urbanas e rurais. A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Mario Botion, como parte do programa “Tolerância Zero”, estabelecido durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

A ação de reforço da GCM nas escolas municipais de Limeira envolve os 274 guardas da corporação, incluindo, desse modo, as equipes da Romu, Romu Motos e Polícia Ambiental.

“A presença constante da GCM nas escolas atende ao anseio da comunidade escolar por maior segurança”, afirmou Botion, referindo-se aos recentes casos de violência nos estabelecimentos educacionais.

TOLERÂNCIA ZERO

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, explicou que, além do patrulhamento no entorno das escolas, os GCMs realizam inspeções “in loco”.

Seguindo a nova diretriz, os guardas visitam as unidades, conversam com a direção bem como elaboram relatórios. “É um trabalho necessário, eficiente e contínuo”, destacou Marchi.

Josiela Zutin Battistella, diretora do Ceief. Profa. Flora de Castro Rodrigues, avaliou positivamente a intensificação da Ronda Escolar. Ela percebeu, portanto, a preocupação dos familiares dos alunos com a segurança dos estudantes e mencionou questionamentos recentes sobre o tema.

GCM de Limeira reforça segurança nas escolas
A ação envolve os 274 guardas da corporação – Foto: Wagner Morente

“Essa aproximação entre Educação e Guarda Municipal é fundamental, pois a comunidade escolar se sente acolhida”, afirmou.

“Ter esse profissional, que zela pela vida e segurança, próximo da escola, representa um cuidado adicional”, acrescentou.