08 de maio de 2024

Secretários de Agricultura discutem Conservação de Solos na Região Metropolitana de Piracicaba

Encontro ocorreu em Charqueada e teve o apoio da Sema


Por Redacao 019 Agora Publicado 01/07/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Secretários de Agricultura discutem Conservação de Solos na Região Metropolitana de Piracicaba Evento ainda fez a plantação de 40 mudas de árvores nativas
Encontro ocorreu em Charqueada e teve o apoio da Sema

Continuando um ciclo iniciado em outubro de 2021, o Encontro de Secretarias de Agricultura da Região Metropolitana de Piracicaba chegou em sua sétima edição. Desta vez o evento foi sediado por Charqueada na quinta-feira (29).

Os representantes das secretarias dos 24 municípios da RMP estiveram reunidos para discussão da Conservação de Solos e Água. A escolha do tema, portanto, foi após sugestões de encontros anteriores, que também já abordou outras temáticas, como agricultura familiar, turismo rural, proteção das águas, gestão de resíduos na zona rural, Rotas Rurais, saneamento rural e SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

Conservação de Solos e Água da RMP

O encontro contou com as colaborações dos palestrantes Antoniane Arantes, técnico da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), que apresentou as ações e os programas que a CATI desenvolve no Estado de São Paulo em prol da conservação de solo. Assim como de Verônica Marques Alves, engenheira agrônoma, mestre e doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas pela Esalq/USP, que abordou sobre A importância da conservação do solo para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda de 2030 da FAO-ONU.

Integrantes da RMP

A secretária Nancy Thame, da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), destacou que esses encontros têm o objetivo de discutir trimestralmente assuntos pertinentes para o desenvolvimento rural sustentável dos municípios que integram a RMP. “Nosso objetivo é unir esforços e conhecimento, e sair com encaminhamentos para nossa região”, disse Nancy.

A promotora de Justiça Alexandra Faccioli Martins representou o Ministério Público do Estado de São Paulo e o Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) no evento. Ela ressaltou a importância da luta por esses espaços de diálogo e o fortalecimento dessa relação interinstitucional. “É muito pertinente estarmos discutindo esse tema pois temos uma missão árdua e urgente de recuperação dos nossos mananciais”, disse.

O diretor da Cati Regional de Piracicaba (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), Maurício Perissinotto, parabenizou a iniciativa. Além disso, ele reafirmou o objetivo do encontro, de debater e trabalhar conjuntamente.

O vice-prefeito de Charqueada, Jonas Lanjoni Del Pino Júnior, esteve presente representando o prefeito Rodrigo de Arruda. Ele destacou que essa “soma de conhecimento fortalece ainda mais o grupo da Agricultura. E, consequentemente, a Região Metropolitana de Piracicaba”.

Mananciais de Charqueada

Na parte da tarde os participantes fizeram uma visita técnica na Fazenda Cavalinho. Eles observaram o trabalho de restauração na área de APP (Área de Proteção Permanente) do Ribeirão Água Branca, por meio do Projeto Mananciais de Charqueada. Para encerrar o encontro, os participantes foram plantaram cerca de 40 mudas de árvores nativas no espaço.

Realização

Os Encontros das Secretarias de Agricultura da Região Metropolitana são organizados conjuntamente a cada três meses pelos representantes de cada município. Ele já aconteceu nas cidades de Piracicaba, Limeira, São Pedro, Analândia, Capivari e Rio Claro.