08 de maio de 2024

Santa Casa de Piracicaba teve papel fundamental para o levantamento de dados na pandemia

Afirmação é do coordenador Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Estabelecimentos de Saúde) do Estado de São Paulo que esteve na entidade para agradecer a parceria


Por Redacao 019 Agora Publicado 30/03/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Santa Casa de Piracicaba teve papel fundamental para o levantamento de dados na pandemia
Vanda Petean, João Orlando Pavão, José Benedito Filho, Alexandre Valvano Neto e Ricardo Fedrizzi – Foto: Divulgação

A Santa Casa de Piracicaba recebeu a visita do coordenador regional do Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Estabelecimentos de Saúde) do Estado de São Paulo, José Benedito Filho, na manhã desta quarta-feira (30).

Ele fez questão de agradecer pessoalmente a equipe da Santa Casa de Piracicaba por ter sido peça importante nos últimos 18 meses da pandemia, com o envio de dados e informações para que a entidade pudesse elaborar material de pesquisa a respeito dos casos, reunidos no eBook “Uma análise da pandemia no Estado de São Paulo”.

O material é de acesso público pelo site sindhosp.org.br.

De acordo com Benedito Filho, as pesquisas realizadas a partir do colhimento de dados dos hospitais que se propuseram a participar, serviram de municiamento de informações às mídias.

“Todas as informações passadas à imprensa eram de total lisura e transparência, mostrando o que realmente acontecia nas unidades, desde a quantidade de pacientes, sua idade e grau de gravidade à falta de insumos e pessoal para trabalhar”, disse.

Segundo ele, o Sindhosfil é fonte fidedigna de informação e a mídia de todo Brasil procurou pela Entidade para obtenção desses dados.

“A entrega do troféu à Santa Casa destaca o importante papel da Instituição para a compilação dos dados, durante todo o ano de 2021”, disse.

Além da área técnica, o Sindhosp fez levantamentos na área de recursos humanos. “Nossa pesquisa também revela a falta de profissionais, dificuldades financeiras dos hospitais, principalmente das Santa Casas, que deixaram muitas das suas cirurgias eletivas para atender as emergências durante a pandemia”, considerou.

Benedito Filho exaltou o comportamento da  Santa Casa de Piracicaba, que segundo ele,  colaborou de forma expressiva e importante para dar transparência a esses números. Ele revela que 200 hospitais do estado de São Paulo colaboraram com o envio de dados.

O provedor da Santa Casa de Piracicaba, João Orlando Pavão, agradeceu a deferência à Instituição e disse sentir-se honrado com a homenagem, que atendeu a solicitação do Sindhosp, repassando importantes informações ao Sistema Nacional de dados, auxiliando a cidade, a região e o País a entender melhor o cenário pandêmico.

Segundo o provedor, é preciso deixar claro, sobretudo, a extrema dificuldade pela qual têm passado as filantrópicas devido, inclusive, aos altos custos com pacientes cardiopatas, oncológicos e neurológicos, que continuam internados com quadros clínicos agravados pela covid-19.

“Some-se a isso o aumento de 10,89% no valor dos medicamentos a partir desta quinta-feira, 31 de março”, enfatizou o provedor.