29 de abril de 2024

Rotary se une a parceiros para revitalizar Brinquedoteca na Santa Casa

Para médico pediatra, estruturas como esta concedem à criança o poder de sonhar com dias melhores e com a cura


Por Redacao 019 Agora Publicado 22/03/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Rotary se une a parceiros para revitalizar Brinquedoteca na Santa Casa
Membros da Mesa Administrativa da Santa Casa, do Rotary, Sicredi e Fruta Gurt comemoraram a revitalização do espaço

Com total revitalização e novos equipamentos graças a investimentos feitos pelo Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz, e apoio do Sicred assim como Fruta Gurt, a nova Brinquedoteca da PMJ (Pediatria Menino Jesus) da Santa Casa de Piracicaba teve sua reinauguração na manhã do último dia 19, com a presença de membros da Mesa Administrativa do Hospital e das instituições parceiras.  

Ao agradecer pelo apoio e presença, o provedor Alexandre Valvano Neto salientou a importância do novo espaço às crianças, lembrando que um ambiente tranquilo e harmônico contribui muito para o processo de cura.

“Somos gratos pelo belíssimo trabalho que foi desenvolvido aqui”, disse o provedor referindo-se ao novo aspecto da sala, conforme projeto elaborado pelo arquiteto rotariano Luigi Scudeller Lopes. “O desafio foi proporcionar um ambiente mais alegre e humano”, disse a coordenadora de Hotelaria Liliane Lupi, que acompanhou o processo de revitalização.

Nova Brinquedoteca da Santa Casa de Piracicaba

A nova Brinquedoteca ganhou desenhos coloridos nas paredes e papel adesivo imitando o céu no teto para conceder aspecto de maior amplitude ao ambiente; luz de led amarela para um efeito mais acolhedor; ventilador para uma excelente refrigeração e brinquedos diversos, como escorregador, balanço, mesa de madeira com cadeiras, bonecas, jogos, livros e carrinhos, proporcionando momentos únicos, capazes de transformar o dia da criança hospitalizada. 

A rotariana Roseli Assis, representante do Rotary ao lado dos também rotarianos José Yanez, Delma Guimarães de Faria, Eduardo Campanha, Milena Golart, Elisa Goulart e Rui Brasil Assis, agradeceu pela oportunidade e disse que se sentiu muito motivada quando conheceu a transformação do espaço.

“O Rotary entende que o bem-estar da criança e o melhor acolhimento do paciente melhora muito seu estado geral de saúde”, justificou. “Ficamos encantados e gratos pela oportunidade”, disse.

Brinquedoteca Santa Casa de Piracicaba
Acolhimento – O novo espaço ganhou paredes e teto coloridos, ventilador, iluminação especial e diversos brinquedos

Ao falar pelo Sicredi, o gerente Ricardo Alexandre Rodrigues enalteceu os princípios sociais defendidos pela cooperativa e parabenizou os envolvidos pela iniciativa. “Fizemos a nossa parte e conseguimos promover um ambiente mais leve para nossas crianças aqui na Pediatria”, disse.

O médico pediatra Marcelo Carvalho, coordenador da Pediatria, lembrou que toda criança é um ser biopsicossocial; ou seja, ela tem a parte biológica, a parte psicológica e a parte social que precisam de respeito. “Quando ofertamos a ela uma brinquedoteca como esta, estamos concedendo a elas o poder de sonhar com dias melhores e com a cura, com a certeza de que vão sair daqui melhores e renovadas”, disse. Ele salientou a importância da união da sociedade civil com a instituições como a Santa Casa para que projetos desta natureza possam ser implementados com vistas a um futuro melhor para as crianças.

A administradora Vanda Petean também prestigiou a ação e lembrou que o Rotary tem uma história bastante antiga com a Santa Casa, por meio da doação de incubadoras, camas para parto normal e máscaras, duramente a pandemia da covid-19. “O Rotary e seus integrantes também estiveram no Hospital para pintar as paredes da Pediatria”, disse a administradora, ressaltando que “a iniciativa permitirá que nossas crianças tenham um ambiente mais alegre e colorido”.