05 de maio de 2024

Região Metropolitana de Piracicaba planeja iluminação pública moderna, que reduz consumo de energia

Reunião marcou também a eleição de Mario Botion para presidente; mandato é de dois anos


Por Redacao 019 Agora Publicado 25/09/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Região Metropolitana de Piracicaba planeja iluminação pública moderna, que reduz consumo de energia RMP
Reunião marcou também a eleição de Mario Botion para presidente; mandato é de dois anos

A Região Metropolitana de Piracicaba elegeu na sexta-feira (22), por unanimidade, seus novos representantes. Mario Botion, prefeito de Limeira, será o presidente, enquanto Nelita Michel, de Iracemápolis, assumiu o posto de vice. Os cargos duram dois anos.

A reunião do Conselho de Desenvolvimento também deliberou e estabeleceu metas para 2024 sobre suas câmaras temáticas, que integram Plano de Desenvolvimento Urbano Integral (PDUI).

Região Metropolitana de Piracicaba (RMP)

Um dos projetos é unir as cidades para ofertar iluminação pública moderna e eficiente, com apoio do governo estadual e em parceria com a iniciativa privada. Visando, assim, à segurança e à orientação geográfica. Fortalecendo, portanto, o comércio local e reduzindo os custos de manutenção, numa economia que deve chegar a 60%, como explicou José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo.

Iluminação Pública

“Tivemos a oportunidade de discutir programas importantes para a região e apresentamos a possibilidade dessa parceria para iluminação. Especialmente para os municípios que não atingem 100 mil habitantes, portanto encontram dificuldade de modelar um financiamento. Iluminação é segurança”, declarou.

Água, segurança pública e capacitação técnica

Outros pontos também foram abordados, como abastecimento de água, segurança pública e capacitação técnica. De acordo com Eduardo Trani, assessor de planejamento da SDUH, até 2024 as prefeituras receberão suas cartografias completas. Sendo que o governo estadual irá apoiar oferecendo cursos preparatórios.

“Em três meses nós conseguimos acionar todas as nove regiões metropolitanas do estado. São 236 cidades, e a Região de Piracicaba se tornou modelo pelo fato da organização e pelo trabalho de seus prefeitos do ponto de vista técnico. Aqui estabelecemos uma parceria, diagnosticamos as demandas e estamos trazendo soluções. A ideia é que, ainda este ano, as câmaras temáticas apresentem quais são seus projetos estratégicos para buscarmos recursos. A verdade é que a Região de Piracicaba está fazendo história”, completou.

A RMP

Fazem parte da Região Metropolitana de Piracicaba as cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.