08 de maio de 2024

Prefeitura lança a 5ª edição do Calendário Afro-Piracicabano

Material, que será lançado sexta-feira (20), às 19h, no Engenho Central, homenageia 12 personalidades – entre vivos e falecidos – do povo preto piracicabano


Por Redacao 019 Agora Publicado 19/01/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Prefeitura lança a 5ª edição do Calendário Afro-Piracicabano
Material, que será lançado amanhã, sexta-feira, 20/01, às 19h, no Engenho Central, homenageia 12 personalidades – entre vivos e falecidos – do povo preto piracicabano

O 5º Calendário Afro-Piracicabano que traz datas, fotos e breve currículo de 12 personalidades ligadas à luta e à defesa da cultura afro-brasileira na cidade, com produção da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural), em parceria com o Conepir (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba) e o Centro de Documentação Cultura e Política Negra de Piracicaba (CDCPN), será lançado às 19h da sexta-feira (20) no Barracão 14 A do Parque do Engenho Central. A entrada é gratuita.

CALENDÁRIO 2023

As personagens que estamparão cada mês do calendário 2023, no entanto, serão conhecidas apenas durante o evento de lançamento, avisa Lucia Helena Silveira, assessora de políticas públicas do CDCPN.

O único ‘spoiler’ é que elas, como em todas as edições anteriores’, ostentam um legado no movimento negro, cujas histórias marcaram, ou ainda marcam, outras pessoas.

Quem também faz questão de manter a surpresa do Calendário Afro-Piracicabano 2023 é Adney Araujo, ex-presidente do Conepir (atualmente presidido por Luciano Alves Lima), envolvido na construção deste material desde a primeira edição.

“São pessoas que venceram e continuam vencendo, que inspiram outras trajetórias de vida. Com o calendário, mostramos às famílias como os homenageados são importantes para muito além do seu convívio social”, ele ressalta.

5ª CALENDÁRIO AFRO-PIRACICABANO

A ideia do Calendário Afro-Piracicabano surgiu em 2018. E, desde então o Centro de Documentação e o Conepir são os órgãos que indicam os 12 nomes para o material.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, enaltece o compromisso da publicação e do Poder Público com a divulgação e preservação de parte da história local. “Queremos que a população conheça as tantas personalidades do movimento negro da cidade e o Calendário Afro-Piracicabano é um material muito importante deste processo”, afirma.

Após o lançamento, o Centro de Documentação e o Conepir estudarão a melhor maneira de disponibilizar uma versão digital do 5º Calendário Afro-Piracicabano. Interessados em obter gratuitamente uma cópia do calendário 2023 deve enviar e-mail ou ligar para (19) 3435 5623.

“O Calendário é uma forma de mostrar a importância que cada um dos nomeados tem na sociedade de Piracicaba. Dentro do seu tempo, enfatizando aquilo que realizou e a contribuição para o povo preto”, enfatiza Lucia.

SERVIÇO

Calendário Afro-Piracicabano 2023

Lançamento nesta sexta-feira, 20/01, às 19h, no Barracão 14A do Engenho Central. Entrada gratuita. Avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende. Informações: (19) 3402-2600.