27 de maio de 2024

Prefeitura de Piracicaba inicia ampliação da taxiway do Aeroporto Pedro Morganti

Pista auxiliar passará de 800 para 1.200 metros lineares; obra é a terceira etapa de melhorias realizadas no aeroporto, seguindo exigência da Anac


Por Redacao 019 Agora Publicado 15/05/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
obra-de-ampliação-da-pista-auxiliar-taxiway-do-Aeroporto-Pedro-Morganti-Piracicaba
Pista auxiliar passará de 800 para 1.200 metros lineares; obra é a terceira etapa de melhorias realizadas no aeroporto, seguindo exigência da Anac

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), deu início à ampliação da pista auxiliar (taxiway) do Aeroporto Municipal Pedro Morganti.

A taxiway passará de 800 metros para 1.200 metros lineares. Os serviços começaram com a terraplanagem; em seguida, a pista receberá uma camada impermeabilizante e ligante e, por fim, pavimento asfáltico. A obra é a terceira e última etapa de um pacote de melhorias exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O investimento total é de R$ 4.254.976,53.

Ampliação da taxiway do Aeroporto Pedro Morganti

Em fevereiro, a administração municipal concluiu o recapeamento asfáltico da pista de pousos e decolagens do aeroporto. Esta etapa incluiu a fresagem da pista, que consiste na remoção do pavimento antigo e preparação do solo, seguida da aplicação de nova massa asfáltica. Também houve a revitalização de toda a sinalização da pista. O novo pavimento tem 36 mil metros quadrados.

A primeira etapa das melhorias incluiu a revitalização do balizamento, troca da engrenagem da biruta, e manutenção do farol rotativo e do RCC, o transformador que gera toda a energia necessária para o uso dessas ferramentas.

Importância para o Desenvolvimento de Piracicaba

“Ter um aeroporto adequado, seguindo as exigências estabelecidas pela Anac, é essencial para auxiliar no desenvolvimento do município, que é referência em turismo, ciência e tecnologia e recebe pessoas de várias partes do Brasil e do mundo”, ressalta Euclides Libardi, secretário da Semdettur.

Benefícios das Obras

O secretário de Obras e Zeladoria (Semozel), Marcio Marino, destacou o principal benefício das obras:

“É importante ressaltar que as obras no aeroporto são, principalmente, uma garantia de mais segurança aos usuários. O recapeamento eliminou buracos e ondulações na pista, que se formaram ao longo dos anos.”

Histórico do Aeroporto Pedro Morganti

Inaugurado em 18 de abril de 1942, o Aeroporto Municipal Pedro Morganti está atualmente sob a responsabilidade da Prefeitura de Piracicaba, por meio de convênio firmado pelo Convênio 49/2012 e Lei 7.560/13. Entre 2021 e 2023, o aeroporto registrou um total de 15.297 pousos e decolagens; só em 2023, foram 4.677, resultando em uma média de quase 13 voos por dia.