08 de maio de 2024

Prefeitos e representantes discutem projetos para a Região Metropolitana de Piracicaba

Na oportunidade foram discutidos detalhes do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado da RMP


Por Redacao 019 Agora Publicado 03/09/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Prefeitos e representantes discutem projetos para a Região Metropolitana de Piracicaba
Reunião ocorreu em Águas de São Pedro – Foto: Isabela Borghese/CCS

Prefeitos e representantes das cidades que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) participaram da 5ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMP na sexta-feira (2), em Águas de São Pedro (SP). Na oportunidade foram discutidos detalhes do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado da RMP.

Também estiveram presentes o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Cauê Macris e Reinaldo Iapequino, secretário-executivo estadual de Habitação. Além do prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis.

Cauê Macris
Cauê Macris, secretário da Casa Civil do Governo do Estado encerrou a reunião – Foto: Isabela Borghese CCS

REGIÃO METROPOLITANA DE PIRACICABA

O prefeito de Piracicaba e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMP, Luciano Almeida, apresentou o que elencou como os principais projetos e programas presentes no PDUI. Os municípios já podem analisar a execução de forma compartilhada.

Projetos para a RMP

São alguns deles, por exemplo:

  • a gestão integrada de risco e desastres e mobilidade regional
  • manutenção das estradas vicinais
  • criação do bloco da RMP para saneamento
  • políticas públicas integradas na segurança
  • consórcio para saúde e ampliação do Hospital Regional, entre outros.

“Essas são as ferramentas que estão disponíveis para a gente começar um trabalho regionalizado. A Região Metropolitana de Piracicaba passa a ser um facilitador da relação entre os municípios, mas são ações que já podemos começar independente da formalização final da RMP. Como, por exemplo, a gestão integrada de risco e desastres, que é muito importante colocar as Defesas Civis em contato e fazer um planejamento. Vai terminar a época das queimadas, mas começará a época das inundações. Às vezes alguém tem um equipamento em seu município que o outro não tem”, comenta Luciano Almeida.

João Victor Barboza
Prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barboza – Foto: Isabela Borghese/CCS

Representantes na reunião do Conselho da Região Metropolitana de Piracicaba

Além de representantes da sociedade civil, participaram da reunião a prefeita de Iracemápolis e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMP, Nelita Michel; o prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barboza; o prefeito de Analândia, Paulo Henrique Franceschini; o prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan; o prefeito de Rio das Pedras, Marcos Buzetto; o prefeito de Saltinho, Helio Franzol Bernardino; o prefeito de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto; e o prefeito de São Pedro, Thiago Silverio da Silva.

Compareceram, ainda, representantes dos municípios de Elias Fausto, Ipeúna, Leme, Limeira, Pirassununga, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição e Santa Gertrudes; os promotores Ivan Carneiro e Alexandra Facciolli Martins, membros do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP); e representantes do Observatório da Região Metropolitana de Piracicaba da Esalq/USP.