09 de maio de 2024

Piracicaba segue com a 3ª dose da vacina para idosos e imunossuprimidos a partir desta terça

Para receber a dose adicional, as pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar comprovante de residência em Piracicaba, RG, CPF e comprovante de vacinação com a 2ª dose ou dose única há, pelo menos 6 meses


Por Redacao 019 Agora Publicado 05/10/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Piracicaba segue com a 3ª dose da vacina para idosos e imunossuprimidos a partir desta terça
Dona Marina recebeu a 3ª dose no sábado – Foto Felipe Poleti/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza a partir desta terça-feira (5) a 3ª dose (dose adicional) da vacina contra Covid-19 às pessoas com 60 anos ou mais que já receberam a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, seis meses e para pessoas com alto grau de imunossupressão que tomaram a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias.

Para essa fase da campanha de vacinação, não há necessidade de agendamento, basta ir até a unidade de saúde mais perto de casa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto nos CRABs Cecap e Paulista.

Para receber a dose adicional, as pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar comprovante de residência em Piracicaba, RG, CPF e comprovante de vacinação com a 2ª dose ou dose única há, pelo menos 6 meses. Já as pessoas com alto grau de imunossupressão devem apresentar, além desses documentos já citados, documento que comprove o estado de saúde.

Equipes percorreram dez lares de idosos para dar início à nova fase da campanha
Equipes percorreram dez lares de idosos para dar início à nova fase da campanha – Foto: Felipe Poleti/CCS

De acordo com Informe Técnico do PEI (Programa Estadual de Imunização), considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:

  • I – Imunodeficiência primária grave
  • II – Quimioterapia para câncer
  • III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
  • IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids
  • V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias
  • VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune
  • VII- Autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
  • VIII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
  • IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

LARES DE IDOSOS – A aplicação da dose adicional (dose de reforço) em Piracicaba começou no sábado (2) em Instituições de Longa Permanência para Idosos (lLPIs), conhecidas como lares de idosos, quando foram aplicadas 288 doses adicionais. As equipes percorreram dez instituições: Lar Melhor Idade; Convívio Mais Vida; Nosso Lar; Dose Convívio; Bem Viver; Aconchego do Idoso; Mundo Melhor; Vivenda Sol Nascente; Vivenda do Idoso; e Vida Melhor.

A moradora do Convívio Mais Vida, Marina Carleto Davanso, 74 anos, foi uma das pessoas que recebeu a 3ª dose no sábado. Ela afirma que se sente mais preparada para poder conviver com os familiares, como filhos e netos. “Acho muito importante essa 3ª dose para a imunização total. Graças a Deus tive a oportunidade de tomar”, afirma. “Acredito que a gente nunca mais vai ter aquela vida normal de antes, vamos precisar nos adaptar, mas, aos poucos, a gente chega lá, se Deus quiser”, complementa.