Piracicaba sedia a 10ª Oficina de Regionalização da Saúde
Evento promovido pelo Governo do Estado discute medidas de fortalecimento da rede de saúde na Região Metropolitana de Piracicaba
Nos dias 12 e 13/09, Piracicaba torna-se o epicentro das discussões sobre a saúde na região, recebendo a 10ª Oficina de Regionalização da Saúde. O evento, promovido pelo Gabinete 3D do Governo do Estado, conta com a presença de autoridades do setor, representando os 24 municípios da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) e da Diretoria Regional de Saúde (DRS-X). No cerimonial de abertura, o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, entregou uma carta com demandas urgentes ao secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, representando o governador Tarcísio de Freitas.
Principais Demandas para a Região Metropolitana de Piracicaba
Entre os pedidos do prefeito Almeida, destaque para o credenciamento do Hospital Regional de Piracicaba (HRP) para alta complexidade em Ortopedia. Assim como a implantação da Faculdade de Medicina no campus da Unicamp (FOP/Piracicaba). Além disso, Almeida enfatizou a necessidade de reorganização da lista dos municípios atendidos pela RMP, otimizando assim o direcionamento dos pacientes.
Visão Estadual sobre a Regionalização da Saúde
Para Eleuses Paiva, secretário Estadual de Saúde, a regionalização apresenta-se como solução eficaz. De acordo com ele, ao regionalizar os serviços, a população terá um acesso mais amplo, com qualidade e proximidade. Paiva ainda ressaltou a necessidade de unificar as listagens de pacientes, otimizando o atendimento e diminuindo dúvidas sobre a ordem de procedimentos.
Alinhamento Regional de Ações de Saúde
Douglas Koga, secretário municipal de Saúde, destaca o evento como um meio de alinhamento para fortalecer a rede de saúde regional. Segundo ele, o encontro possibilitará o uso mais eficiente dos recursos públicos e a ampliação da oferta de serviços.
Inovação em Feedback dos Pacientes
Outra novidade anunciada por Paiva foi o lançamento de uma pesquisa via WhatsApp da Ouvidoria da SES para avaliar a percepção dos pacientes do SUS. A pesquisa visa entender o atendimento regionalizado, principalmente entre novembro de 2022 e abril de 2023.
Presenças
A 10ª Oficina de Regionalização da Saúde também contou com representantes do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SP) e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (Fehosp), além dos deputados estaduais Helinho Zanata e Alex de Madureira.
Este encontro demonstra o comprometimento das autoridades com a melhoria contínua da saúde na região, buscando integrar e otimizar os recursos e serviços oferecidos à população.