Saúde de Limeira promove Novembro Azul e identificação da anemia falciforme
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta sexta-feira (1°) duas campanhas: o Novembro Azul – voltado à prevenção do câncer de próstata – e a de identificação da anemia falciforme. Ao longo do mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Laboratório Municipal farão a coleta de exames preventivos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.
Por se tratar de campanha, não é necessário agendamento nem pedido médico para fazer os exames, basta apresentar à equipe de enfermagem um documento de identificação com foto e Cartão SUS. Excepcionalmente neste mês, todas as UBSs abertas aos sábados para o Plantão de Vacinação também coletarão exames para ambas as campanhas, das 8h às 12h.
Câncer de Próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Todos os anos, são estimados aproximadamente 71 mil novos casos da doença no país e, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer (SIM), 16 mil pessoas perdem a vida em decorrência desse tipo de câncer. Já o Centro de Oncologia de Limeira (COL), da Santa Casa, registrou 117 novos casos de câncer de próstata em 2023, a média de idade dos pacientes era de 70 anos. Agora em 2024, foram 120 ocorrências (de janeiro a outubro), sendo que a média de idade dos pacientes é de 72 anos. O COL é referência no SUS para o tratamento do câncer em Limeira e região.
A terceira idade é a faixa etária mais afetada pela doença, pois 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Alguns fatores aumentam o risco da doença, como os genéticos (familiares que desenvolveram a doença antes dos 60 anos), a obesidade e o cigarro. Em sua fase inicial, o câncer da próstata costuma não apresentar sintomas ou, quando apresentam, são semelhantes ao crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, infecção generalizada e insuficiência renal.
Público-Alvo
A coleta de amostra de sangue é uma das estratégias para detecção precoce da doença, o que aumenta as chances de cura. O exame em questão é o PSA (Antígeno Prostático Específico). O público-alvo são homens com mais de 50 anos, ou ainda, de 45 a 50 anos, se houver casos de câncer entre os parentes de primeiro grau (pai ou irmão).
Para fazer a coleta, é necessário seguir todas as instruções de preparo:
– não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;
– não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;
– aguardar quatro dias, caso o paciente tenha feito exame médico de toque retal ou sondagem uretral;
– após colonoscopia, aguardar no mínimo 15 dias;
– após biópsia de próstata, esperar 30 dias.
Anemia Falciforme
A doença é caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirindo o aspecto de uma foice – daí o nome falciforme. Essas células têm dificuldade de passar pelas veias, ocasionando entupimentos (trombos). Os principais sintomas incluem fadiga intensa, palidez e icterícia, atraso no crescimento, feridas nas pernas, risco aumentado de infecções, dores ósseas e articulares, entre outros. A doença não tem cura e pode levar à morte.
A enfermidade é transmitida aos descendentes nos casos em que, tanto o pai quanto a mãe, têm o gene alterado. Alguns indivíduos, porém, apresentam “traço falciforme”, quando herdam de um dos pais o gene para hemoglobina A (normal), e do outro, o gene para hemoglobina S (característica da anemia falciforme), ou seja, são portadores da hemoglobina AS.
As pessoas com traço falciforme são saudáveis e não desenvolvem a doença. No entanto, podem transmitir o gene com a mutação às gerações seguintes. Daí a importância do exame de rastreamento para futuras ações de aconselhamento genético.
Público-alvo
No período da campanha, toda pessoa de ascendência negra, com ou sem histórico de anemia na família, deverá dirigir-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizar o exame de sangue – capaz de identificar o chamado “traço falciforme”. Como preparo, é necessário jejum de 8 horas.