09 de maio de 2024

Piracicaba disponibiliza vacina bivalente para todos acima de 12 anos

Sem necessidade de agendamento, duas unidades de saúde estarão abertas neste sábado para vacinação contra Covid-19 e gripe


Por Redacao 019 Agora Publicado 10/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Piracicaba disponibiliza vacina bivalente para todos acima de 12 anos
Sem necessidade de agendamento, duas unidades de saúde estarão abertas neste sábado para vacinação contra Covid-19 e gripe – Foto: Isabela Borghese

A partir desta quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba anuncia a vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente para toda a população com idade superior a 12 anos. O imunizante em dose de reforço por demanda espontânea, isto é, sem a necessidade de agendamento prévio.

Para ser elegível para a vacinação com a vacina bivalente em Piracicaba, o cidadão deve ter concluído o esquema vacinal primário (1ª e 2ª doses) e respeitar um intervalo mínimo de quatro meses desde a última dose recebida.

Locais e horários de vacinação

As 68 unidades de saúde da cidade, incluindo os CRABs e UBSs, estarão realizando a vacinação das 8h às 15h, com exceção do CRAB Paulista. Os PSFs, por outro lado, estarão funcionando das 8h às 16h. As UBSs Caxambu e Centro estenderão seu horário de atendimento para imunização até as 20h, de segunda a sexta-feira.

Neste sábado, dia 13 de maio, o CRAB Vila Rezende e a UBS Caxambu abrirão das 8h às 14h exclusivamente para a vacinação.

Imunização contra a gripe continua

Paralelamente à vacinação contra a Covid-19, a imunização contra a gripe continua sendo oferecida aos grupos prioritários, conforme estabelecido pelas orientações do Ministério da Saúde.

Os grupos incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, gestantes, puérperas, professores e funcionários de escolas. Além de idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Documentação necessária

A SMS reforça que, para receber a vacina, é necessário, portanto, apresentar um documento de identificação com foto e CPF. Assim como o comprovante de vacinação com a última dose (no caso da vacina da Covid-19). Adicionalmente, para a vacinação contra a gripe, os trabalhadores e afins devem apresentar um comprovante de vinculação ativa de trabalho. Como, por exemplo, holerite ou Carteira de Trabalho.