22 de fevereiro de 2024

Piracicaba avança na discussão sobre curso de medicina na FOP

Prefeito Luciano Almeida recebeu em seu gabinete o reitor da Unicamp e comitiva para nova avaliação sobre a instalação do curso na cidade


Por Redacao 019 Agora Publicado 06/02/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Medicina na FOP Piracicaba
Comitiva da Unicamp foi recebida pelo prefeito Luciano Almeida para avançar na discussão sobre a implantação da faculdade de medicina na FOP

O prefeito Luciano Almeida recebeu o reitor da Universidade de Campinas (Unicamp), Antônio José de Almeida Meirelles, e comitiva, na tarde da segunda-feira (5), para uma reunião que tratou da possibilidade de instalação da Faculdade de Medicina no campus da FOP (Faculdade de Odontologia) em Piracicaba. Também participaram de encontro Marcelo Pinto de Carvalho, assessor de gestão em projetos de saúde e politicas públicas da Secretaria Municipal de Saúde, que representou o secretário Augusto Muzilli Júnior.

Curso de Medicina na FOP em Piracicaba

O tema vem sendo debatido entre Prefeitura, Unicamp e Governo do Estado de São Paulo desde março de 2023. Na ocasião o prefeito Luciano Almeida levou o assunto para discussão. O reitor informou que a atual Administração da Unicamp tem a disposição de analisar a criação de novas vagas na graduação. E, assim, considerou a área de saúde em Piracicaba uma forte candidata para esta expansão.

De acordo com Luciano Almeida, o encontro em Piracicaba nesta semana fortalece a intenção da Unicamp em ampliar a oferta de cursos na cidade. “Foi um encontro muito positivo. Com troca de ideias sobre a viabilidade de instalação do curso, em como manter o padrão Unicamp nos cursos oferecidos, além de outras demandas importantes. Como, também, a viabilização de parceria com Fundação Municipal de Ensino, a Fumep, para ofertar cursos de extensão universitária com a chancela da própria Unicamp”. Afirmou o prefeito.

Ao final da reunião, o prefeito Luciano Almeida ratificou que os hospitais da cidade têm know-how para serem parceiros da Unicamp. “Sugerimos uma visita técnica aos hospitais de nossa cidade para que a administração da Universidade tenha a certeza de que ganharão em qualidade de ensino caso utilizem estas unidades como parceiras na formação de novos médicos”. Completou.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba é uma das mais importantes do país, com forte setor de pesquisas e cursos de graduação e pós-graduação. Paralelamente a suas atividades acadêmicas, clínicas de atendimento oferecem tratamento odontológico à população de Piracicaba e região, sendo, portanto, um centro de referência para outros estados.