22 de fevereiro de 2024

2º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas começa na segunda-feira (4) no Simespi

Serão três dias de palestras; ação tem apoio da Prefeitura de Piracicaba


Por Redacao 019 Agora Publicado 03/12/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
2º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas começa na segunda-feira (4) no Simespi
Objetivo do Ciclo de Eventos é possibilitar a estruturação do município para práticas mais sustentáveis

Tem início na próxima segunda-feira (4) o 2º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba, ação realizada pela Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas), com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap).

A abertura será às 14h30, no auditório do Simespi, com a palestra Iniciativa Construindo Cidades Resilientes e Suas Ferramentas de Autoavaliação para Elaboração de Diagnósticos Municipais. A participação é livre, gratuita e os participantes que desejarem podem assinalar interesse em receber certificado.

Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba

A palestra será de Heloísa Fava Fagundes, que é coordenadora de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SP) e membro do Comitê Cidades Resilientes.

“Ao mesmo tempo em que os líderes mundiais estão reunidos em Dubai, para a COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), nossa cidade também se ocupa em analisar, discutir e refletir sobre mudanças climáticas. Não obstante a relevância da discussão em âmbito mundial, cada um de nós tem o dever de se dedicar ao tema. E fazer todo o possível para que, em cada pequena atitude, possamos caminhar para a redução da emissão dos gases de efeito estufa. Ano após ano, mais pessoas estão envolvidas com o tema. E, para nós, é muito gratificante estarmos envolvidos na organização desse evento. Quero agradecer aos membros da Comclima que têm conduzido com muito primor a formação dos pilares para as políticas públicas sobre mudanças do clima”. Salientou o titular da Simap, Alex Gama Salvaia.

Debates

O 2º Ciclo de Eventos segue na terça-feira, 5/12, às 14h30, também no Simespi, quando acontece a palestra Políticas Climáticas e Mandatos Legislativos no Brasil, com Sílvia Morales, vereadora, e Ayri Saraiva Rando, assessor parlamentar, ambos do Mandato Coletivo A Cidade é Sua.

Às 19h, no auditório da OAB, haverá uma palestra e, em seguida um debate com o tema Instrumentos da Política Urbana: Plano Diretor e Seu Papel no Enfrentamento às Mudanças do Clima, com Lígia Duarte, Diogenes Cortijo Costa, Mariana Cortijo Costa e Aline Meme Gallo.

O encerramento será na quarta-feira, 6/12, às 9h30, no Simespi, com a convidada Jussara de Lima Carvalho, assessora de mudanças climáticas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Coordenadora Geral do Projeto Municípios Paulistas Resilientes. Na ocasião, ela aborda a temática Plano de Adaptação e Resiliência Climática nos municípios do Estado de São Paulo.

Práticas mais sustentáveis

O objetivo do Ciclo de Eventos é possibilitar a estruturação para práticas mais sustentáveis por meio do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.

“Não é uma questão de ideologia ou uma questão de achismos. Mudança climática é um verbo no subjuntivo, que está acontecendo e infelizmente só vai se intensificar nos próximos anos. Precisamos preparar a cidade para eventos cada vez mais extremos. E é muito melhor alterarmos de forma proativa do que sermos obrigados a mudar por efeitos adversos”, destacou Leonardo Heise, presidente da Comclima.

O evento conta ainda com apoio do Simespi, Mandato Coletivo A Cidade é Sua, organização Engajamundo, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Embraplan.

Serviço

  • 2º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba
  • Segunda-feira (4) às 14h30
  • Simespi (rua Samuel Neves, 1.601, Jardim Europa).