27 de maio de 2024

Caterpillar inaugura nova linha de montagem de carregadeiras e prédio de logística em Piracicaba

Investimento na sede da empresa também contempla nova linha de transmissão


Por Redacao 019 Agora Publicado 15/05/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
linha-de-montagem-de-carregadeiras-cat-caterpillar
Investimento na sede da empresa também contempla nova linha de transmissão

Em cerimônia na terça-feira (14), a Caterpillar Brasil inaugurou uma série de novas instalações em sua planta em Piracicaba, São Paulo. Os investimentos, previamente anunciados em 2022, incluem um novo prédio de logística de 15.000 metros quadrados, uma nova linha de transmissão e a reformulação da linha de montagem de carregadeiras.

Caterpillar anuncia novos investimentos em Piracicaba

Carlos Alexandre de Oliveira, presidente da Caterpillar Brasil, destacou a importância das inaugurações:

“Neste ano, em que a Caterpillar comemora 70 anos no Brasil, esta cerimônia representa um marco significativo para a nossa empresa, pois demonstra nosso comprometimento com a inovação, qualidade e excelência de nossas operações. Estas inaugurações também reforçam nosso compromisso em fornecer produtos e soluções que ajudam nossos clientes a construírem um mundo melhor e mais sustentável.”

Reformulação da linha de montagem de carregadeiras

A nova linha de montagem de carregadeiras, agora em um ambiente de mais de 10.000 metros quadrados, contempla sistemas inovadores de movimentação. Foram implementados elevadores, novos sistemas de elevação de carga e um carro de movimentação de peças por radiofrequência, melhorando a ergonomia e a segurança dos funcionários, além de promover eficiência no fluxo produtivo.

Nova linha de transmissão

Para apoiar o aumento da capacidade produtiva, a nova linha de transmissão incorpora avanços industriais que tornam a operação mais eficiente e inovadora. Atualmente em fase piloto, a produção deve iniciar no final de 2024, e as transmissões produzidas em Piracicaba irão suprir demandas de outras fábricas da Caterpillar ao redor do mundo.

Inovação no prédio de logística

O projeto do novo prédio de logística visa otimizar as operações de armazenamento e movimentação de materiais que abastecem as linhas de montagem. Com 15.000 metros quadrados de área construída, o prédio conta com tecnologias como AGVs (Automated Guided Vehicles), que movimentam peças entre o estoque e a área fabril.

Sustentabilidade

O prédio de logística incorpora as melhores práticas de sustentabilidade, incluindo:

  • Sistema de iluminação LED com sensores de presença
  • Iluminação natural com telhas translúcidas, reduzindo em até 15% o consumo de energia
  • Sistema de captação de 100% da água da chuva para reaproveitamento em processos internos