18 de abril de 2024

Campanha Abril Azul no Shopping Piracicaba promove conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Programação promovida pela rede ALLOS inclui o lançamento da Cartilha "Inclusão: Palavra que Toca do Coração", que será disponibilizada gratuitamente para download


Por Redacao 019 Agora Publicado 29/03/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
abril-azul-autismo-shopping-piracicaba
Programação promovida pela rede ALLOS inclui o lançamento da Cartilha “Inclusão: Palavra que Toca do Coração”, que será disponibilizada gratuitamente para download

Shopping Piracicaba inicia na próxima segunda-feira (dia 1º) a campanha institucional Abril Azul. A iniciativa faz parte de uma ação nacional da rede ALLOS para sensibilizar o público sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Uma das principais atividades será o lançamento de uma cartilha intitulada “Inclusão: Palavra que Toca do Coração”, escrita por Aline Campos e ilustrada por Luana Chinaglia. A obra será disponibilizada gratuitamente para download no site do Shopping Piracicaba, bem como sua versão impressa no Espaço Cliente, no Piso L1.

Campanha Abril Azul no Shopping Piracicaba

A campanha Abril Azul tem como objetivo combater estereótipos relacionados ao autismo e promover uma reflexão consciente sobre as diferenças. Incentivando o acolhimento, a compreensão e o respeito às pessoas com TEA. A cartilha apresenta os personagens Theo e Jade. Inspirados em crianças com autismo, e conta uma história de inclusão ambientada em um shopping, destacando a importância do acolhimento na busca pela igualdade. Segundo a gerente de marketing do Shopping PiracicabaAndreia Vidal, a inclusão de pessoas autistas tem sido um compromisso da unidade piracicabana.

“Há dois anos, com a colaboração da Auma (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) fizemos a inauguração oficial de vagas de estacionamento destinadas a familiares e pessoas com TEA. O evento promoveu uma roda de conversa com colaboradores e imprensa, além de uma pintura especial no chão, feita pelo artista Diógenes Moura. Essa ação foi apenas um passo entre tantos outros que o Shopping Piracicaba vem trilhando na busca da inclusão social. Conviver com as diferenças é a essência de um espaço em que circulam muitas pessoas. Por isso, ficamos muito felizes em promover neste ano a campanha Abril Azul”.

TEA

A campanha nacional tem o objetivo de ajudar no combate a estereótipos e de promover uma reflexão consciente, com empatia, sobre a diversidade das pessoas com o transtorno, que pode se manifestar em diferentes níveis, desde formas mais leves a mais severas. Embora o autismo possa ser identificado nos primeiros anos de vida, o diagnóstico profissional é feito apenas entre os quatro e cinco anos de idade. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada 160 crianças no mundo possui TEA.

Conforme destacou Ana Paula Niemeyer, diretora de marketing da ALLOS, é importante levantar a pauta da inclusão. “Para contribuirmos com uma sociedade mais inclusiva, queremos fortalecer o tema e por isso levamos o Abril Azul para os nossos shoppings. Além da campanha, também incentivamos que os shoppings complementem os serviços do Espaço Cliente, oferecendo ao público kits sensoriais para quem precisa”.

Shopping Piracicaba

Entre as facilidades disponíveis no Shopping Piracicaba, estão abafadores de ruído, cordões de identificação para pessoas com deficiências ocultas, itens de apoio sensoriais, vagas destacadas nos estacionamentos e programações especiais, como sessões de cinema e eventos feitos especificamente para pessoas com TEA.

Com mais de 50 shoppings em seu portfólio e uma média de mais de 54 milhões de visitantes por mês, a ALLOS se posiciona como uma plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras comprometida com a promoção da diversidade, equidade e inclusão, impactando positivamente a sociedade através de iniciativas como a campanha Abril Azul.